quinta-feira, 30 de setembro de 2021

7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí promove lives e master classes gratuitas

O evento integra o Encontro Tríplice de Música Antiga "Utpicturamusica", em parceria com UFJF e USP, e tem como convidados Emilio Moreno, Regina Albanez, Carmen Troncoso, Ana Paula Segurola e Diego Schuck Biasibetti

Ensemble de Performance Histórica (Divulgação / Conservatório de Tatuí)

30/09/2021 |  O Conservatório de Tatuí, considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, realiza, de 27 de setembro a 1º de outubro, a 7ª Semana de Performance Histórica. O evento integra o Encontro Tríplice de Música Antiga "Utpicturamusica", promovido em parceria com a Universidade Federal de Juiz de For (UFJF) e Universidade de São Paulo (USP). Na programação, lives e master classes com convidados consagrados, como Emilio Moreno (Espanha/Catalunha), Regina Albanez (Brasil/Holanda), Carmen Troncoso (Chile/Inglaterra), Ana Paula Segurola (Argentina) e Diego Schuck Biasibetti (Brasil). O evento é gratuito e será transmitido no canal do Conservatório de Tatuí no Youtube.

De acordo com o coordenador da Área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e organizador do evento, Marcus Held, a 7ª Semana de Performance Histórica tem como principais objetivos tanto o aprimoramento de estudantes experientes na interpretação com instrumentos antigos quanto a divulgação dessa área tão rara no país. "Na efeméride do Encontro Tríplice, a Semana representa uma das etapas mais importantes da formação musical unindo-se às outras vertentes que constituem o ideal antigo do 'músico perfeito'", comenta.

Confira a programação:

Dia 27/09, 14h às 16h
Master Class de Violino Barroco e Viola Barroca
Emilio Moreno (Espanha/Catalunha)

Dia 28/09, 14h às 16h
Master Class de Cordas Dedilhadas Históricas
Regina Albanez (Brasil/Holanda)

Dia 29/09, 14h às 16h
Master Class de Flauta Doce
Carmen Troncoso (Chile/Inglaterra)

Dia 30/09, 14h às 16
Master Class de Cravo
Ana Paula Segurola (Argentina)

Dia 01/10, 14h às 16h
Master Class de Violoncelo Barroco e Viola da Gamba
Diego Schuck Biasibetti (Brasil)

por Lidiana Dourado


Conheça os convidados e convidadas:


Emilio Moreno (Espanha/Catalunha)


O violinista e violista Emilio Moreno é um dos intérpretes mais destacados da música dos períodos barroco e clássico, cujas qualidades musicais se unem ao impacto de seu vasto conhecimento. Seguindo os estudos de música e filosofia em sua cidade natal, Madrid, Moreno estudou com Jaap Schröder na Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça, antes de realizar seu doutoramento em Musicologia na Universidade Autônoma de Barcelona. Desde então, acumula muitos anos de experiência como solista, regente e camerista em todo o mundo, colaborando com músicos e grupos como Frans Br¨ggen, Gustav Leonhardt, La Petite Bande, Ensemble 415, La Chapell Royale e Stravaganza Köln. Atualmente, é o líder das violas da Orquestra do Século XVIII. Moreno é professor na Escola Superior de Música de Catalunya (Barcelona), e oferece cursos e master classes em todo o planeta.


Regina Albanez (Brasil/Holanda)


A brasileira Regina Albanez, embora radicada na Holanda há mais de uma década, nunca perdeu o vínculo com seu país de origem. Albanez é uma das mais bem sucedidas instrumentistas de cordas dedilhadas históricas de sua geração, tendo vencido diversos concursos internacionais e com muitas gravações em seu portifólio. É reconhecida como uma intérprete dinâmica e imaginativa ao alaúde, teorba e guitarra barroca. Após estudar violão erudito, composição e violoncelo na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), radicou-se na Holanda para estudar cordas dedilhadas históricas com Toyohiko Satoh, no Conservatório Real de Haia. Participou de master classes com Andrew Lawrence-King, Hopkinson Smith, Abel Carlevaro e Duo Assad. Desde 2005, é professora no Leerorkest, um projeto que oferece educação musical global, instrumental e orquestral, para crianças de ensino infantil e fundamental da periferia de Amsterdã.


Carmen Troncoso (Chile/Inglaterra)


A flautista doce Carmen Troncoso acumula vasta experiência como instrumentista, professora e pesquisadora. Nascida em Viña del Mar, Chile, iniciou seus estudos muito jovem na Escuela Moderna de Música. Em 1997, recebeu o título de ‘Intérprete Musical’ e a Licenciatura em Música pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Em 1999, com as bolsas DAAD (Serviço alemão de intercâmbio acadêmico) e Presidente de la República, radicou-se na Alemanha, onde cursou seu Mestrado em Artes na Musikhochschule Köln-Wuppertal. Em 2020, com o financiamento da Conicyt-Becas, a Universidade de York outorgou-lhe o título de PhD em Interpretação Musical. Atualmente, é pesquisadora de nível de pós-doutorado no Centro de Pesquisa em Humanidades da Universidade de York, Inglaterra.


Ana Paula Segurola (Argentina)


Cravista, organista, fortepianista, continuista. "Licenciada en interpretación musical: Órgano" pela "Universidad de la República" (Uruguái), e "Licenciada en Clave" pela "Universidad Nacional de las Artes" (Argentina). Aluna de Raquel Boldorini (piano) e Cristina García Banegas (órgão) na Faculdade de Artes da "Universidad de la República", Uruguai, assistiu a master classes com renomados cravistas, pianistas, organistas e musicólogos. Foi aluna do professor Edmundo Hora na Universidade Estadual de Campinas. Em São Paulo, assistiu aos cursos de cravo e interpretação da música barroca ministrados pelo professor Ilton Wjuniski e sua assistente Maria Eugênia Sacco na Fundação Magda Tagliaferro.


Diego Schuck Biasibetti (Brasil)


O multi-instrumentista e regente Diego Schuck é um dos músicos brasileiros mais requisitados no que se refere à Performance Histórica. Com experiência internacional, inclusive como professor, transita com facilidade entre os instrumentos modernos e antigos. Formado pela Hochschule für Künste (Escola Superior de Artes, Bremen - Alemanha) em Violoncelo Barroco com a Profª Viola de Hoog e em Viola da Gamba com a Profª Hille Perl. Graduado em Regência Coral pela UFRGS com o Prof. Dr. Joceley Bohrer, teve sua formação violoncelística iniciada com André Wentz em Caxias do Sul e posteriormente com Alexandre Diel.


SERVIÇO
7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Encontro Tríplice de Música Antiga "Utpicturamusica"
Marcus Held, coordenação
Emilio Moreno, Regina Albanez, Carmen Troncoso, Ana Paula Segurola e Diego Schuck Biasibetti, professores convidados
Data: 27 de setembro a 1º de outubro de 2021
Horário: 14h às 16h

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e VISA.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" - Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente - é um dos mais respeitados conservatórios dramático-musicais da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

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