sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Graneleiro de Tatuí é atualizado para a safra de trigo 2021-2022

Com nova sala de classificação e maior integração entre administrativo e operacional, o recebimento dos grãos foi otimizado

23/09/2021 | O Graneleiro de Tatuí (AGTAT) recebeu melhorias importantes para o recebimento da safra 2021-2022 de trigo, que começa a ser colhida. Agora há uma nova sala de classificação e os procedimentos foram atualizados, o que demandou treinamento conjunto que envolveu o administrativo e o operacional dessa unidade da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP).

A nova sala de classificação, localizada na balança 1 da unidade, permite que o tempo de medição de qualidade do trigo seja otimizado e por tabela gera mais fluidez no tráfego interno. Anteriormente era necessário que os veículos ficassem parados aguardando a classificação para só depois serem realizadas descarga e expedição. Isso demandou um treinamento integrado entre as partes operacional e administrativas do AGTAT, de modo a também aprimorar a integração entre os setores.

O Graneleiro de Tatuí conta agora com medidor de umidade, balança de precisão e medidor de PH (peso hectolítrico, uma unidade de medida internacional de qualidade de trigo e que não deve ser confundida com o pH, que mede acidez ou alcalinidade), permitindo que ambas as balanças da unidade possam realizar serviço completo. Foi aproveitada uma das salas da unidade, que está preparada para a safra 2021-2022 do trigo.

Em média, o Graneleiro de Tatuí recebe 2 mil toneladas diárias de trigo, seu principal produto. Isso corresponde a aproximadamente 57 caminhões por dia levando 35 toneladas a cada 24 horas, com os dias de maior movimento registrando picos de 80 veículos.

A maior parte do trigo armazenado é da Bunge, maior cliente do AGTAT e que estoca principalmente grãos vindos da Argentina. Outro importante cliente é a Anaconda e a unidade também recebe produção vinda de agricultores individuais da região. Além de trigo, o Graneleiro de Tatuí também recebe milho.

SOBRE O GRANELEIRO DE TATUÍ

Fundado em outubro de 1976, o Armazém Graneleiro de Tatuí (AGTAT) é composto por dois silos graneleiros com capacidade para 40 mil toneladas, além de um silo horizontal para 20 mil toneladas, tendo serviço de limpeza e secagem.

Fonte: Ceagesp / Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário