quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Grupo "Seresteiros com Ternura" homenageia o Dia Nacional da Seresta nesta sexta-feira

“NOITE DA SERESTA COM TERNURA” RETORNA, NESTA SEXTA-FEIRA, NO MUSEU

Divulgação / Prefeitura de Tatuí


23/09/2021 |  O Projeto “Noite da Seresta com Ternura”, promovido pelo Museu Paulo Setúbal, retomará suas atividades nesta sexta-feira (24/09), às 19h. Com apresentação do grupo “Seresteiros com Ternura”, coordenado por Maria Inês Camargo, esta noite no Museu será uma homenagem ao Dia Nacional da Seresta – comemorado em 12/09 -, resgatando a tradição da música e da poesia que caracteriza a cidade.

O Dia Nacional da Seresta está amplamente ligado com a data do aniversário do ex-presidente, Juscelino Kubitschek, tendo o gênero musical surgido no Rio de Janeiro, no século XX, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades: a serenata. 

A seresta jamais representou uma atividade isolada no contexto musical do País. O estilo escolhido para uma atividade de seresta pode ficar a critério ou ao gosto dos apreciadores, o que predomina é a linha melódica romântica, suave e envolvente. Na seresta, vários ritmos podem entrecruzar-se, mas com arranjos devidamente adaptados, prestam-se perfeitamente a uma serenata.

Em virtude da pandemia da Covid-19, esta apresentação de retomada da “Noite da Seresta com Ternura” terá capacidade de público reduzida. Sendo assim, os interessados devem reservar seus lugares, na quinta ou sexta-feira (dias 23 e 24/09), das 14h às 17h, no Museu Histórico Paulo Setúbal, ou pelo telefone (15) 3251-4969.

O Grupo “Seresteiros com Ternura” foi um dos contemplados pelo Edital de Cultura 02/2020, recebendo recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Decreto Municipal nº 20.657, de 16 de julho de 2020.

Sobre o Grupo Seresteiros com Ternura – Criado em meados do ano 2000, o grupo se apresentou publicamente pela primeira vez no início de 2002, debaixo de um pé de salgueiro chorão, nos jardins do Conservatório de Tatuí, em frente à rodoviária. Desde então, está inserido nas atividades culturais de Tatuí, se apresentando até mesmo em festas de cidades da região.

Desde 2007, o Grupo Seresteiros com Ternura representa Tatuí no Festival “Revelando São Paulo”. Com foco na difusão da seresta, o grupo desenvolve, desde 2018, no Museu Histórico Paulo Setúbal, o projeto “Noite da Seresta com Ternura”, realizado mensalmente, fomentando a Cultura e homenageando cidadãos tatuianos.

Os integrantes da atual formação do Grupo Seresteiros com Ternura são: Pedro Adilson Pavanelli (violão), Paulo Rita Aguar (cavaquinho), Carlos Mendes (timba) e Maria Inês Camargo (voz e afoxé).

COMPARTILHE A VERDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário