quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

População de Tatuí poderá inscrever projetos de melhorias no Prêmio Os Movimentos das Cidades

Morador, ONGs ou Startup que vencer o concurso vai receber consultoria e auxílio financeiro para desenvolver projetos que impactam positivamente a comunidade local

30/12/2021 - O estudo “Os movimentos das Cidades”, feito pela agência Virtù em parceria com a organização suprapartidária Centro de Liderança Pública (CLP), e apoio do Grupo CCR, mostrou que Tatuí vive situações distintas: forte desenvolvimento em áreas importantes como segurança e educação e dificuldades na contratação de grandes investimentos, em razão das altas obrigações financeiras da cidade. Para premiar iniciativas que possam ajudar a encontrar solução para os problemas apontados, foi lançado o “Prêmio Os movimentos das Cidades” que dará consultoria e mais R$ 10 mil para a iniciativa vencedora.

O “Prêmio Os Movimentos das Cidades” conta com conteúdo multimídia, com podcasts, infográficos e vídeos apresentados pelo jornalista Marcelo Tas para mobilizar empresas e entidades públicas e privadas, o Terceiro Setor e moradores dos municípios de Tatuí, Sorocaba, Osasco, Barueri, Louveira, Águas da Prata, Avaré, Campinas, Itapeva e Bragança Paulista.

O estudo apontou que a situação fiscal é um desafio que precisa ser enfrentado pelos tatuianos. Mesmo com um endividamento controlado, os compromissos financeiros da cidade correspondem a 316% da receita. Isso faz com que Tatuí seja classificada com a nota C no índice CAPAG, do Tesouro Nacional, que mede a capacidade dos municípios de pagar seus empréstimos.

Ainda de acordo com observadores do estudo, além dos investimentos para melhorar a infraestrutura urbana, há espaço para que a iniciativa privada continue a tocar projetos que possam contribuir com o cenário dos serviços de saúde da cidade, repleto de desafios. Apenas 48% da população tem acesso ao atendimento básico, enquanto a média nacional do Ranking do CLP é de 71,4%.

Esses e outros desafios poderão ser temas para os projetos a serem inscritos no prêmio. Poderão participar ONGs, pessoas físicas e startups que não estejam ligadas ao poder público e que tenham projetos urbanos com engajamento público, privado e cívico, para solucionar os desafios das cidades. A seleção será feita por meio de um Comitê Técnico formado por integrantes da Rede de Lideranças do CLP.

“Para a CCR, participar desta iniciativa é entender que mobilidade humana também significa levar governança e diálogo de qualidade para melhorar a discussão, a escolha de prioridades e de projetos, a partir das perspectivas locais. É interpretar o papel da infraestrutura em seu escopo de transformação social”, diz Tonico Pereira, diretor de Comunicação do Grupo CCR.

O prêmio irá selecionar uma iniciativa vencedora por cidade que receberá, cada uma, seis semanas de mentoria e R$10.000,00 para serem investidos no desenvolvimento da solução. Haverá, em janeiro de 2022, um evento na sede da CCR em São Paulo para premiar os vencedores, com apresentação de Marcelo Tas. Ao final dos treinamentos, em março, cada iniciativa fará também uma apresentação para uma banca de convidados especiais do CLP e da CCR.

As inscrições podem ser feitas até 31/12/2021. O regulamento completo está no site movimentosdascidades.grupoccr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário