sábado, 11 de dezembro de 2021

Cordão dos Bichos Mirim se apresenta no Museu de Tatuí na terça-feira (14)

Projeto pedagógico foi inspirado no tradicional bloco carnavalesco de Tatuí, o "Cordão dos Bichos", e idealizado em agosto de 2010.


Cordão dos Bichos Mirim

11/12/2021 |  O “Cordão dos Bichos Mirim” fará duas apresentações gratuitas no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, na próxima terça-feira (14/12), às 10h e às 14h. O Projeto tem o objetivo de levar o grupo, formado por alunos de 3 a 5 anos de idade da EMEI “Joaquim da Silva Campos”, do bairro Valinho e pertencente à Secretaria de Educação de Tatuí, a lugares que fomentam a cultura.

Tradição do folclore tatuiano, o “Cordão dos Bichos Mirim” foi criado para salvaguardar e fomentar esta cultura da cidade. Entre 2018 e 2020, o grupamento cultural passou por uma renovação, com a confecção de bichos novos, como: lobo, urso panda, os bois Garantido e Caprichoso, pantera negra e hipopótamo; além de trazer os antigos bichos remodelados e com mais vida, somando 22 integrantes.

Para a confecção dos bichos foram utilizados materiais reutilizáveis, como caixas de papelão, que contribuem com a preservação do ambiente natural. “Este trabalho explora a criatividade e a imaginação das crianças, propicia momentos de interação com as famílias e a comunidade, favorece a pesquisa e o conhecimento do folclore tatuiano. Essa é a marca do compromisso da Educação Infantil de manter viva a cultura tatuiana entre as crianças, ensinando-as a importância de conhecer e participar da história local”, ressalta a supervisora da Educação Infantil, Angela Roarelli.

O projeto pedagógico foi inspirado no tradicional bloco carnavalesco de Tatuí, o “Cordão dos Bichos”, e idealizado em agosto de 2010 pela professora Maria Elisa Machado e pela então diretora da EMEI “Joaquim da Silva Campos”, Ana Paula Andrade. Hoje, quem dá continuidade ao Projeto é a atual diretora da unidade, Rita de Cássia Braz da Silva, e sua equipe.

Desde que o grupo foi criado, em 2011, os pequenos artistas já participaram de vários eventos, como o “Congresso de Educação” de Tatuí, o desfile de Carnaval e o grande encontro com o “Cordão dos Bichos de Tatuí”, onde foi prestada uma justa homenagem ao presidente de honra Moacir Peixoto, entre outros muitos eventos.

O “Cordão dos Bichos Mirim” foi habilitado pelo Edital de Cultura 02/2020, recebendo recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc (LAB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário