terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Conservatório de Tatuí reabre Teatro Procópio Ferreira

O espaço passou por uma grande reforma e será reaberto ao público no próximo sábado, dia 11, com concerto gratuito do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, corpo artístico do Theatro Municipal

Teatro Procópio Ferreira - Foto divulgação

06/12/2021 | Após dois anos fechado pela pandemia de Covid-19 e uma importante reforma que durou seis meses, o Conservatório de Tatuí - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina - reabre o Teatro Procópio Ferreira com um concerto do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, grupo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, no próximo sábado (11/12), às 19h. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados a partir do dia 7 de dezembro na bilheteria do Teatro.

"É uma alegria imensa poder reabrir o Teatro Procópio Ferreira, após um longo período de reforma e restrições por contata da pandemia de Covid-19. Agora, de forma mais segura e confortável, poderemos receber a população de Tatuí e região, proporcionando momentos de alegria e distração diante de tempos tão difíceis. Para isso, contaremos com a presença de músicos excepcionais e um programa lindíssimo. Importante reforçar que todos os protocolos sanitários serão seguidos para que tenhamos uma excelente noite", destaca Gildemar Oliveira, gerente geral do Conservatório de Tatuí.

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo apresentará as peças "Quarteto de Cordas em sol menor Op. 10" (Claude Debussy), e "Quarteto de cordas nº 1" (Charles Ives), com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesario, músicos de prestígio nacional e internacional. O grupo, fundado em 1935 com a ideia de difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros, é fixo do Theatro Municipal de São Paulo e já foi laureado com os prêmios Carlos Gomes de Melhor Conjunto de Câmara e APCA de Melhor Conjunto Camerístico.

Construído junto à sede do Conservatório de Tatuí e inaugurado em 1979, o Teatro Procópio Ferreira é considerado por músicos e críticos musicais como uma das melhores salas de espetáculos do Brasil, especialmente por sua acústica projetada para concertos, além de ser um dos poucos palcos com fosso elevável para orquestras. O equipamento cultural passou por importante reforma em seu sistema de climatização. Foi instalado um novo aparelho de ar-condicionado, após a constatação de que o equipamento anterior não funcionava mais e não permitia novas manutenções. A reforma também incluiu substituição de todas as camadas de isolamento acústico por materiais mais modernos e com maior proteção antichamas, o que garantirá maior conforto térmico e segurança ao público.

O Teatro comporta 429 pessoas, além de 4 espaços reservados para pessoas com necessidades especiais. O palco tem 18,77 metros de largura, 13,54 metros de profundidade e moderno sistema de som e iluminação, além de um anexo com seis camarins. Conta, ainda, com amplo hall (foyer), uma extensão projetada especialmente para a recepção dos espectadores e para abrigar exposições e pequenas apresentações.


PROGRAMA:

CLAUDE DEBUSSY

Quarteto de Cordas em sol menor Op. 10 (25’)
I - Animé et très décidé
II - Assez vif et bien rythmé
III - Andantino, doucement expressif
IV -- Très modéré - En animant peu à peu - Très mouvementé et avec passion


CHARLES IVES

Quarteto de cordas nº 1 (22’)
I - Chorale: Andante con moto
II - Prelude: Allegro
III - Offertory: Adagio cantabile
IV - Postlude: Allegro marziale


QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

BETINA STEGMANN, violino
Nascida em Buenos Aires, Betina Stegmann aprendeu e estudou violino em São Paulo com Lola Benda, continuando seus estudos com Erich Lehninger. Diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia, onde cursou violino com Igor Ozim. Logo depois seguiu para Israel, onde se aperfeiçoou com ChaimTaub em Tel Aviv. Mais tarde frequentou cursos ministrados por Pinchas Zukerman e Max Rostal. É ex-integrante do Quinteto D’Elas, com o qual ganhou, em 1998, o Prêmio Carlos Gomes na categoria Música de Câmara. É spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e professora de violino na Faculdade Cantareira. Como recitalista e solista, apresentou-se em várias cidades do Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Bélgica. Realizou gravações nas rádios WDR (Alemanha) e na RAI - Trieste (Itália), estreando obras de compositores contemporâneos.

NELSON RIOS, violino
Sob orientação de Maria Lúcia Zagatto e posteriormente de Elisa Fukuda, estudou na Escola de Música de Piracicaba. Participou dos principais festivais de música no Brasil (Campos do Jordão, Brasília, Londrina e Curitiba) e em Mendoza, na Argentina. É bacharel em música pela Faculdade Mozarteum. Como bolsista da Fundação Vitae, frequentou a Carnegie Mellon University em Pittsburgh, EUA, em 1996. Integrou a Orquestra Sinfônica da Paraíba, de Câmara de Blumenau, e a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras. Como professor, lecionou na Escola Municipal de Música e em importantes Festivais no Brasil e no exterior. Atualmente é membro das orquestras de Câmara Villa-Lobos e da Sinfônica da USP.

MARCELO JAFFÉ, viola
Aos seis anos de idade, orientado pelo pai, Alberto Jaffé, aprendeu violino. Em 1977, aos 14 anos, passou a tocar viola, ganhando, no mesmo ano, o 1º Prêmio no Concurso Nacional da Universidade de Brasília. Após aperfeiçoamento na Universidade de Illinois e no Centro de Música de Tanglewood, nos Estados Unidos, apresentou-se em vários países, participando de destacados conjuntos camerísticos e orquestrais. Atuou como maestro da KamerataPhilarmonia e foi diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente, é professor de viola da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e apresentador da Rádio e TV Cultura.

RAFAEL CESARIO, violoncelo
Mestre pela Universidade de São Paulo, obteve o diploma de Perfectionnement no ConservatoireDépartementaldu Val de Biévre (França), na classe de Romain Garioud. Teve aulas com Eduardo Bello, Antonio Meneses, Alisa Weiterstein, Peter Szabo, Dennis Parker, Pieter Wispelwey e Sol Gabetta, entre outros. Como solista, tocou com a Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e a Camareta Fukuda. Como camerista, atuou ao lado de músicos como Lorenz Nasturica, Mathieu Dufour e Andreas Wittmann, da Filarmônica de Berlim. Foi professor no Festival Internacional ViolinFestspieleBrazil, onde solou com a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência de Henrik Schaefer. É professor no Instituto Baccarelli e se apresenta regularmente com Cristian Budu, Yuri Pingo, Sonia Rubinsky, Leandro Roverso e Marcos Aragone


SERVIÇO:

Reabertura do Teatro Procópio Ferreira
Concerto do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Betina Stegmann, violino
Nelson Rios, violino
Marcelo Jaffé, viola
Rafael Cesario, violoncelo
Data: 11 de dezembro, sábado
Horário: 19h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
*Os ingressos poderão ser retirados a partir do dia 7/12 na bilheteria do Teatro. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário