quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Secretaria da Cultura divulga balanço da retomada de atividades nos equipamentos culturais de Tatuí

No Museu Histórico Paulo Setúbal, 710 pessoas registraram presença no livro de entrada.

Museu Paulo Setúbal  (Divulgação / Prefeitura de Tatuí)


02/09/2021 |  Os equipamentos culturais da Prefeitura de Tatuí retomaram, no mês de agosto, as atividades culturais de forma gradativa em suas repartições, respeitando os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Além disso, vários eventos foram realizados de forma híbrida, por meio das redes sociais da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

As atividades retornaram com as festividades da “79ª Semana Paulo Setúbal” e do 195º aniversário de fundação de Tatuí, que contaram com 1.660 pessoas  em seus eventos, em atividades presenciais, como a “Cerimônia de Premiação da 79ª Semana Paulo Setúbal”, a retomada do Projeto “Música na Praça” e espetáculos culturais no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes; contando também com o público que acompanhou pelas redes sociais, em que mais de sete mil pessoas foram alcançadas com as lives.

No Museu Histórico Paulo Setúbal, 710 pessoas registraram presença no livro de entrada, sendo 151 pessoas com até 11 anos de idade, 87 pessoas de 12 a 17 anos de idade, 124 pessoas de 18 a 29 anos de idade, 277 pessoas de 30 a 59 anos de idade e 71 pessoas maiores de 60 anos de idade. Além disso, do número total de visitantes, 499 são moradores de Tatuí, 189 de cidades do Estado de São Paulo, 20 de outros Estados e 2 estrangeiros, de nacionalidade não divulgada.

A Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão recebeu a visita de 138 pessoas que buscavam realizar pesquisas ou por interesse em leitura. Destes, 20 eram novos usuários, que, somados, totalizam 3.901 pessoas que já usufruíram do acervo da Biblioteca em algum momento; e, somente no mês de agosto, 290 livros foram retirados, dos mais de 16 mil títulos disponíveis.

Palco de diversas ações culturais no mês de agosto em Tatuí, o Centro Cultural recebeu diversos grupos que realizaram gravações e ensaios de seus trabalhos. A exposição fotográfica “Olhar – Tatuí e o Tempo”, de Luís Duarte, foi visitada por 163 pessoas, e a Cerimônia de Premiação do “1º Festival de Arte e Cultura” e do “Concurso Paulo Setúbal” contou com a presença de 120 convidados no local, tendo a transmissão ao vivo 2.091 visualizações, no Facebook e no Youtube.

Cerca de 400 pessoas participaram das atividades que aconteceram no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes, no mês de agosto, como espetáculos teatrais e de stand-up comedy, e ensaios, gravações e palestras, que tinham como premissa, respeitar os protocolos sanitários, para que as atividades pudessem ser realizadas.

O Departamento Municipal de Cultura realizou e ofereceu apoio cultural a 48 ações que compunham a “79ª Semana Paulo Setúbal” e as atividades de aniversário do município, além de buscar a reversão dos recursos no valor de R$ 171.000,00 com o Estado – verba proveniente da Lei Aldir Blanc 2020, que será reaplicada pelo município conforme apresentado para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tatuí, em reunião ordinária de 30 de agosto de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário