Boletim de informaç0ões COVID-19 n° 601 Tatuí, 19 de setembro de 2021, domingo - 11h00h

18184 CASOS CONFIRMADOS VÍRUS SARS-COV-2
17.723 PACIENTES RECUPERADOS
452 ÓBITOS CONFIRMADOS
9 INFECTADOS EM TRATAMENTO
3,00 MÉDIA MÓVEL INFECTADOS / DIA

Fonte: Prefeitura de Tatuí

domingo, 5 de setembro de 2021

Saúde realiza palestras de conscientização e prevenção ao suicídio

Abertura das atividades aconteceu na ESF "Dr. Simeão Orsi", na Vila Angélica.

Prefeitura de Tatuí / Divulgação

05/09/2021 |  Neste mês de setembro é realizada a Campanha “Setembro Amarelo”, de conscientização, combate e prevenção ao suicídio, um fenômeno complexo e que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, realizará diversas ações nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A abertura das atividades aconteceu na manhã de sexta-feira (03/09), na ESF “Dr. Simeão Orsi”, na Vila Angélica, que recebeu uma palestra ministrada pela psicóloga Lucimara Rosa Ribeiro de Paula. No período da tarde, outra palestra foi realizada, mas desta vez na UBS Central “Dr. Aniz Boneder” (CS1 /”Postão”).

“Em razão de todos os reflexos da pandemia da Covid-19, a Campanha ganha uma importância ainda maior em 2021, pelo fato do suicídio ser resultado do agravamento de doenças relacionadas à saúde mental. Todas as limitações impostas pelas medidas de segurança adotadas, podem acabar agravando ou gerando quadros de ansiedade ou depressão que merecem atenção”, explica a diretora de Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde, Marília Bernardo.

Outros eventos serão realizados no decorrer deste mês: na próxima sexta-feira (10/09), às 9h, na Câmara Municipal de Tatuí, e às 14h na ESF “Othoniel Cerqueira Luz”, do Conjunto Residencial CDHU “Orlando Lisboa de Almeida”; dia 16/09, às 14h, na ESF “Adriana Mesquita Tibellio Mota”, no bairro Jardins de Tatuí; dia 20/09, às 10h, na ESF “Dr. Alceu Machado Filho”, da Vila São Cristóvão; e dia 23/09, às 13h30, na ESF Jardim Gonzaga, e às 10h e às 13h, na EMEF “Prof. José Galvão Sobrinho”, organizado pela ESF Jardim Tóquio.

Setembro Amarelo – Neste ano com o tema “Agir Salva Vidas”, a Campanha “Setembro Amarelo” é promovida nacionalmente desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e tem como principal objetivo diminuir os índices de suicídio. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro, porém, a Campanha é realizada ao longo de todo o mês.

Dados da Campanha apontam que passam de 13 mil suicídios registrados por ano no Brasil, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações. E, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo e a cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida.

A Campanha “Setembro Amarelo” surgiu com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, e para isso, conta com o apoio de governos, núcleos, associados e de toda a sociedade. Em municípios que possuem Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), como Tatuí, os casos de suicídio costumam ser reduzidos em 14%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário