sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Lideranças do turismo regional tiveram reunião com o Ministério do Turismo

Reunião aconteceu de forma on-line com a participação de representantes da Microrregião Turística Raízes do Interior

Cassiano Sinisgalli representou Tatuí e a microrregião, da qual é o interlocutor 

03/09/2021  |  A Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista” – representada por seu interlocutor, o secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, Cassiano Sinisgalli – participou, no dia 01/09, de uma reunião on-line com a coordenadora geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura.

Na reunião, a representante do Ministério do Turismo explicou que o mapa nacional do setor é um instrumento do “Programa de Regionalização do Turismo”, que define a área territorial a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo, em busca do desenvolvimento de políticas públicas. Os municípios são categorizados para identificar o desempenho da economia do setor por meio de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster, dando origem a cinco categorias (A, B, C, D e E), que avaliam o potencial de cada município em áreas relacionadas ao turismo.

Ana Carla ainda explicou que as cidades que compõe qualquer microrregião turística precisam atender aos seguintes critérios, para continuar no Mapa do Turismo: 
  • comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela Pasta de turismo na Prefeitura local; 
  • existência de dotação orçamentária para o turismo; 
  • existência do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) ativo; e 
  • presença de prestadores de serviço registrados no Cadastur (Cadastro Unificado dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo); entre outros, que devem ser divulgados pelo Ministério do Turismo em breve.

Também participaram da reunião o vice-interlocutor da Microrregião e secretário de Cultura e Turismo de Laranjal Paulista, Fúlvio Antônio Scarme; o secretário de Esportes, Turismo, Lazer, Juventude e Eventos de Cerquilho, Alessandro Moreira; o secretário de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer de Quadra, Marcelo Bueno Ferreira; a diretora de Cultura e Turismo de Porangaba, Salete Barreto de Abreu; o coordenador de Turismo de Cerquilho, Billy Comin Calligaris; o coordenador de Turismo de Torre de Pedra, Rafael de Souza Martins; a consultora de Turismo de Torre de Pedra, Milene Moreira; e os turismólogos da Prefeitura de Tatuí, Jean Vinicios Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho.

A Microrregião Turística “Raízes de Interior Paulista” foi oficialmente criada em 29 de junho de 2017, com o objetivo de promover o sincronismo das ações turísticas entre os municípios que fazem parte dela. Atualmente é formada por 10 cidades: Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário