sábado, 4 de março de 2023

Conservatório de Tatuí promove master classes sobre desafios da cena latino-americana

A aula é gratuita e será ministrada por Augusto Casafranca (integrante do Grupo Cultural Yuyachkani - Peru) e Ana Julia Marko, no próximo dia 8

Augusto Casafranca e Ana Julia Marko (CDMCC / Divulgação)


03/03/2023 | O Conservatório de Tatuí promove uma master class gratuita na área de Artes Cênicas: ‘Desafios da cena latino-americana: teatralidades originárias e o não representar’. A aula será ministrada por Augusto Casafranca (integrante do Grupo Cultural Yuyachkani – Peru) e Ana Julia Marko, no dia 8 de março, às 19h, no Teatro Procópio Ferreira. Haverá transmissão simultânea no canal do Conservatório de Tatuí no Youtube.

A master class tem como objetivo analisar o diálogo do Grupo Cultural Yuyachkani (Peru) com a cosmogonia andina incidente em seus espetáculos, ações cênicas, modos de operar coletivamente, formas de construir teatralidade. O coletivo se interessa em dar visibilidade às culturas originárias dos homens e mulheres dos Andes, que desde o Peru-Colônia são ameaçadas pelos projetos civilizatórios de branqueamento e esquecimento dos modos dissidentes de habitar o mundo. A partir do diálogo entre Casafranca, integrante do grupo e Ana Julia, doutora e pesquisadora do assunto, poderão ser traçadas relações com outros estudos das batalhas pelas memórias marginalizadas da América Latina.

Augusto Casafranca
Ator e criador do Grupo Cultural Yuyachkani desde 1972, no qual, entre outros espetáculos, participou de Discurso de promocion, Sin titulo tecnica mixta e seu solo Adios Ayacucho. Pedagogo e teatro-educador, encabeçou diversos cursos com crianças, jovens e adultos e em comunidades periféricas de todo o Peru, enfocando o trabalho lúdico, corporal, com máscaras e objetos de memória. É instrutor de Tai Chi Tibetano, professor, tradutor e locutor de Quéchua.

Ana Julia Marko
Doutora pela USP em Pedagogia das Artes Cênicas, com pesquisa dedicada às práticas pedagógicas do Grupo Cultural Yuyachkani, com quem participou em diversas ações artísticas. É docente na Faculdade de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Foi professora do Departamento de Artes Cênicas da USP. Atuou em projetos públicos no Brasil e em diversas escolas e espaços culturais com crianças, jovens e adultos, assinando a direção de mais de vinte espetáculos.

SERVIÇO
Master Class ‘Desafios da cena latino-americana: teatralidades originárias e o não representar’
Artistas convidados: Ana Julia Mako e Augusto Casafranca
Data: 8 de março de 2022, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Transmissão ao vivo pelo canal do Conservatório de Tatuí no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário