terça-feira, 28 de março de 2023

Conservatório de Tatuí promove master class de violão com Paulo Martelli

Aula gratuita será ministrada por Paulo Martelli na próxima sexta-feira, dia 31, às 14h, no Salão Villa-Lobos

Foto: Divulgação| Victor Lima Garcia


27/03/2023 | O Conservatório de Tatuí promove uma master class de violão na próxima sexta-feira, dia 31, às 14h, no Salão Villa-Lobos. A aula será ministrada pelo violonista singular na história do violão brasileiro, Paulo Martelli e terá como tema principal a interpretação e técnica violonística. A entrada é gratuita.

O evento também contará com a apresentação dos estudantes da área de violão Conservatório de Tatuí, tais como: Júnior Cesar Rodrigues, Murillo Henrique Pilom Oliveira, Leonardo Martinez Lange, Gabriel A. V. Soares Roland Dyens, Paulo Gabriel Confortini e Rafael Dias Garcia.

Após a master class, o músico apresentará um recital solo, a partir das 18h, no Salão Villa-Lobos. A entrada é gratuita.

Paulo Martelli

O violonista Paulo Martelli apresenta o álbum Dedicatória com obras de compositores brasileiros dedicadas ao intérprete. No programa destacamos “Cateretê e Jongo” de Sérgio Assad e “Rapsódia dos Malacos” de Marco Pereira, considerados dois dos principais compositores para o instrumento da atualidade. Ainda teremos o violão seresteiro representado por “Choro Canção” de Geraldo Vespar e “Choro Noturno” de Guilherme Girardi. Para completar o repertório “Refúgio no. 01” de uma das revelações de nosso violão Thiago Colombo e “Cumprimentando” do veterano Geraldo Ribeiro. O concerto tem produção executiva de Rafael Altro e é realizado através do programa ProAC-Expresso-ICMS do Governo do Estado de São Paulo. Paulo Martelli é um violonista singular na história do violão brasileiro: por possuir raro talento como músico; pelo empenho hercúleo atuando como produtor artístico; e pelas ideias sempre originais para o desenvolvimento e a divulgação do violão em todo o mundo (não apenas no Brasil). Doutor em música pela UNESP, Mestre em Música pela Juilliard School e especialização na Manhattan School of Music, ambas em Nova Iorque. Martelli iniciou os estudos de violão aos 10 anos de idade, tendo aulas com Francisco Brasilino e, em seguida com Henrique Pinto. O violonista, luthier e produtor carioca Sérgio Abreu é considerado por ele, seu principal mentor musical. Vencedor de diversos concursos, como o IV Concurso Nacional Villa-Lobos em Vitória, no Espírito Santo, o I Concurso da Faculdade Mozarteum, e o IX Concurso Jovens Concertistas Brasileiros -- com esta última premiação, ganhou bolsa de estudos no exterior. Em 1993 mudou-se para Nova York, aproveitando a bolsa conquistada no Concurso Jovens Concertistas. Em 1995 lançou pelo selo Canadense GRA, o CD de estreia, Paulo Martelli Plays Diabelli, Paganini, Harris, Castelnuovo-Tedesco - com produção de Sérgio Abreu, que emprestou violões históricos que lhe pertenciam para essa gravação realizada no Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos, cursou Mestrado e Professional Studies na Julliard School e na Manhattan School of Music, com bolsa de estudos Virtuosi do Ministério da Cultura, onde desenvolveu seu trabalho sobre sistemas de tablaturas para alaúde. Como produtor, Paulo Martelli idealizou a importantíssima série Movimento Violão, formada por recitais em salas importantes do Estado de São Paulo. Entre seus álbuns destacamos “Miosótis -- 2006”, “A Bach Recital -- 2017”e “Geraldo Vespar, 20 Estudos Populares Brasileiros para Violão -- 2019”.

Serviço
Master class de violão com Paulo Martelli
Data: 31 de março de 2023
Horário: 14h
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
--
Recital de violão com Paulo Martelli
Data: 31 de março de 2023
Horário: 18h
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.



Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário