domingo, 12 de março de 2023

Ford apresenta Explorer “Edição Só para Homens” no Dia das Mulheres

Da Revista Carro | mar 8, 2023 



08/03/2023 | A Ford apresentou nos Estados Unidos o SUV Explorer em “Edição Só para Homens”. Calma, não é uma ação misógina por parte da fabricante americana: trata-se de um veículo re-imaginado, sem nenhum recurso desenvolvido originalmente por mulheres, como aquecedores, limpadores de para-brisa, luzes de pisca e de freio e GPS.

Segundo a Ford, a brincadeira faz parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher, para destacar o papel crucial que elas desempenham no design, na engenharia e na produção de modernos veículos, conquistando cada vez mais espaço em uma indústria que foi tradicionalmente dominada por homens.

Dentro dessa ação, são homenageadas pela Ford mulheres do presente e do passado que deram contribuições históricas à indústria automotiva, como Hedy Lamarr (inovadora do sistema de comunicação usando a tecnologia de celular, Wi-Fi e GPS); Florence Lawrence (pioneira das luzes de freio e de pisca); Dorothy Levitt (criadora do espelho retrovisor); Dorothée Pullinger (inovadora do espelho retrovisor); e dra. Gladys West (pioneira do GPS moderno).

A fabricante também destaca mulheres brasileiras que hoje trabalham em projetos globais no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Camaçari/BA, e em Tatuí/SP. A engenheira elétrica Poliana Rocha, que atuou no projeto e liberação de peças da caçamba das picapes pesadas Série F SuperDuty, é uma delas.

A engenheira mecânica Silvia Iombriller está à frente de outra área importante: a de desenvolvimento de freios dos veículos comerciais da Ford na América do Norte e o time global de freios a ar. A engenheira mecatrônica Amanda Almeida, supervisora de puxadores, fechaduras e mecanismos, coordena a equipe que desenvolveu as novas maçanetas da tampa da caçamba da Maverick.

Na área de veículos elétricos, a engenheira Júlia Matos trabalha no desenvolvimento do Mustang Mach-E, e Jane Maranhão supervisiona um time de 14 pessoas que trabalham no desenvolvimento de requisitos e indicadores de qualidade para baterias. A química Cristiane Gonçalves, há 19 anos na Ford, participou de pesquisas que geraram quatro patentes de novos materiais para automóveis, incluindo compostos de borracha para mangueiras de combustível resistentes ao biodiesel e polipropileno biorrenovável produzido com cascas de pupunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário