sexta-feira, 31 de março de 2023

Alesp foi palco da leitura de peças e exibição do primeiro filme de Expedycto Lyma

O movimento cultural ocorreu na tarde desta quinta-feira (30) e integra a Exposição "Cinema é Sonho", que homenageia o artista.

Jaqueline Fervolli

Evento Cultural na Alesp (Foto: Larissa Navarro)


Cinema é Sonho (Foto: Larissa Navarro)


31/03/2023 | A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu um movimento cultural na tarde desta quinta-feira (30), com a leitura de peças de dramaturgia e também a exibição de um longa-metragem de autoria de Expedycto Lima, visionário produtor de cinema de Tatuí, na década de 1970.

A ação acontece em conjunto à Exposição "Cinema é Sonho - o superoitismo sertanejo de Expedycto Lyma", em cartaz no saguão da Avenida Pedro Alvarez Cabral, no Palácio 9 de Julho. A mostra foi catalogada pelo pesquisador de cinema Felipe Abramovictz, que lançou livro homônimo à exposição, com todo histórico profissional de Expedycto.

Durante sua pesquisa, Felipe digitalizou 34 peças de teatro e dois roteiros do artista que estavam em manuscritos. Ele destacou a alegria de poder compartilhar as criações. "É muito gostoso estar aqui com pessoas tão especiais. É a primeira vez que vamos fazer a leitura pública desses textos. Acho que uma obra ganha vida quando é lida e posta em cena, e esse é o nosso gesto", disse.

As obras homenageadas na leitura dramatizada foram "Dois Palermas no Cemitério" e "Feia, Horrivelmente Feia", encenadas no circo-teatro de Expedicto há 20 e 40 anos. Além da apresentação do primeiro longa do cineasta "A Víbora Humana", um melodrama bangue-bangue que é adaptação de uma peça também de sua autoria.

Deram vida aos personagens durante a encenação os atores Arthur Acosta Baldin, Mariana Chiuso, Luna Alkalay, Felipe Abramovictz e Juliene Sales.

Para Juliane, a dinâmica é uma das características marcantes do texto de Expedycto. "É um bate e volta muito gostoso. Ainda que estamos aqui fazendo leitura de mesa, a gente consegue fazer de uma maneira muito fluida, e isso graças à dinamicidade, comicidade e regionalismo que ele traz", acrescentou.

A "Exposição Cinema é Sonho" fica em cartaz na Alesp até o dia 14 de abril e pode ser prestigiada das 8h às 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário