sábado, 18 de março de 2023

Tatuí registra 3 casos de dengue em um mês

Setor de Combate à Dengue promoveu a 3ª Sala de Situação da Dengue deste ano.

O Setor de Combate à Dengue fez a distribuição de panfletos no Residencial Astória (PMT-DI)



17/03/2023 | Com o objetivo de ampliar o fluxo de informações, planejar novas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti (especialmente neste período de chuvas, propício para a proliferação) e facilitar a tomada de decisões, a Prefeitura de Tatuí, por meio do Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde, em parceria com a Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, promoveu a 3ª Sala de Situação da Dengue deste ano.

O encontro – que aconteceu nesta quinta-feira (16/03), no Paço Municipal – reuniu secretários, coordenadores, diretores e servidores de diferentes setores da Prefeitura, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde e da Sabesp.

No período de 17/02 a 15/03, foram 3 casos notificados de dengue, sendo 2 autóctones, contraídos no próprio município (1 no Bairro Tanquinho e 1 no Jardim Rosa Garcia 2) e 1 importado (no Jardim Santa Rita de Cássia). Somados aos números anteriores de 2023, totalizam-se 7 casos de Dengue em Tatuí, dos quais 4 são autóctones e 3 importados.

O Setor de Combate à Dengue fez, neste mesmo período, 23.743 visitas a imóveis; 1.421 controles de criadouros; 891 nebulizações portáteis; 48 ações resolvidas; e 2 autos de infração aplicados em imóveis de acumuladores de entulhos, sendo 1 no Jardim Novo Horizonte e 1 na Avenida Vice-Prefeito Pompeo Realli.

Com isso, Tatuí já concluiu o 1º ciclo anual estipulado pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, de um total de 4 ciclos mínimos. Cada ciclo é referente a 80% de visitas aos imóveis cadastrados no município, divididos por regiões. Soma-se a cada ciclo, o trabalho de Avaliação de Densidade Larvária e o acompanhamento especial nos pontos estratégicos (ferros-velhos, cooperativas de reciclagem, borracharias etc).

Outra ação apresentada foi a distribuição de panfletos informativos sobre dengue e sobre a operação “Limpeza nos Bairros” que, nesta sexta-feira (17/03), aconteceu no Residencial Astória. A equipe de Combate à Dengue realizou este trabalho acompanhada de um carro de som pelas ruas do bairro.

A coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida Camargo da Costa, acrescenta que a população deve estar atenta e realizar, periodicamente, a fiscalização em seu quintal, especialmente neste período chuvoso e quente. O descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos diversos ecopontos da Prefeitura (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/). O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal (tatui.sp.gov.br/ouvidoria) ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.

Não menos importante, segundo os especialistas em Saúde, é o uso diário de repelentes. Caso a pessoa apresente algum sintoma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika ou chikungunya), deve procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário