quinta-feira, 23 de março de 2023

Músico formado pelo Conservatório de Tatuí lança álbum Inéditas Hermeto

Paulo Maia lança álbum "Inéditas Hermeto". Trabalho reúne dez músicas originais presenteadas ao músico pelo multi-instrumentista Hermeto Pascoal

Paulo Maia e Hermeto Pascoal (Foto de Matheus Mais)



23/03/2023 | Os amigos de Hermeto Pascoal já sabem: junho é mês de receber um presente enviado pelo artista para celebrar seu aniversário, comemorado no dia 22. No ano passado, o arranjador e instrumentista radicado em Bauru, Paulo Maia recebeu de seu amigo Hermeto um presente muito especial: 50 partituras inéditas e os direitos autorais das obras, dez delas reunidas no álbum “Inéditas Hermeto”, que acaba de ser lançado.

A música universal de Hermeto, diz Maia, transcende as questões rítmicas, melódicas e harmônicas, e é preciso muita doação e conhecimento para sentir o que ele propõe com suas melodias. “Criar em cima da obra de um gênio, no primeiro momento, assusta. Depois vêm a consciência e a alegria de ter sido escolhido para este feito. Além disso, o desafio de levar para um sexteto de músicos a execução dessa obra é como continuar a pintura de um quadro de um artista como Leonardo Da Vinci, Picasso ou Van Gogh, a responsabilidade é imensa”, reconhece o músico. Para ele, esse álbum “é mais um afluente a navegar neste mar chamado Hermeto Pascoal.”

Para gravar as novas músicas, Paulo Maia contou com sua banda PM4 formada pelo baixista Fernando Lima, o baterista Rael Silva e o saxofonista Matheus Maia, e tendo como convidados especiais a multi-instrumentista Carol Panesi e o percussionista Fábio Pascoal, filho de Hermeto. Uma turnê está programada com apresentações em São Paulo, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru.

Sobre Paulo Maia

O pianista, acordeonista e compositor Paulo Maia é formado pelo Conservatório de Tatuí, Atualmente, é líder do grupo Paulo Maia quarteto e participa de diversos festivais pelo Brasil, Tocou com músicos de expressão nacional, entre eles Itiberê Zwarg, Arismar do Espírito Santo, Danilo Caymmi e Hermeto Pascoal, em 2021 ficou entre os 10 maiores pianista do estado sendo premiado pelo concurso Guiomar Novaes.

Proac

O álbum “Inéditas Hermeto” é fruto de um projeto contemplado através do Edital 13/2022 – PROAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. As músicas estarão disponíveis nas principais plataformas digitais a partir do dia 6 de março. Acesse https://onerpm.link/400439086358

Nenhum comentário:

Postar um comentário