sexta-feira, 31 de março de 2023

Ambientalistas discutem ações de preservação da fauna ameaçada

CEZAR RIBEIRO, no Cruzeiro do Sul

Encontro acontece na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó (Crédito: DIVULGAÇÃO)


29/03/2023 | Acontece até esta sexta-feira (31), no Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade, na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, a Oficina de Planejamento do Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna do Sudeste, sob coordenação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN).

A oficina é um instrumento de gestão de políticas que visa reunir ações prioritárias para a conservação de espécies da fauna ameaçadas de extinção, reunindo representantes de diversos setores da sociedade, como o setor acadêmico, governo, ONGs, setor produtivo e outros. O evento é pautado por objetivos e ações, seguindo a lógica de projetos com prazos a serem cumpridos e produtos a serem entregues, de modo a prestar contas à sociedade.

Uma das propostas é identificar as principais ameaças que afetam as espécies de anfíbios e répteis que estão em algum grau de extinção na lista oficial brasileira e as áreas de ocorrência dessas ameaças. A partir dessa identificação, será elaborado o objetivo geral e as ações de conservação que serão implementadas por diversos atores, de diferentes setores da sociedade, que se preocupam em conservar as espécies ameaçadas.

Estão presentes no evento, especialistas e profissionais de várias entidades de preservação. 

(Cezar Ribeiro - programa de estágio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário