segunda-feira, 27 de março de 2023

Jumirim inaugura primeira biblioteca dedicada a autores paulistas do interior de SP

Espaço montado em Jumirim, região de Tatuí, conta com um acervo de quase 700 obras literárias

Primeira biblioteca dedicada a autores paulistas (Foto: Pablo Civitella/ Arquivo Pessoal)


Por Rafaela Zem, no Tem Mais

26/03/2023 - Uma fazenda de Jumirim, na sub-região de governo de Tatuí, foi escolhida para abrigar a primeira biblioteca dedicada a autores do interior paulista. O espaço conta com um acervo de quase 700 obras literárias.

Nas estantes, além dos clássicos de Ignácio de Loyola Brandão, Walcyr Carrasco e Monteiro Lobato, os visitantes podem apreciar os títulos de uma nova safra de autores, como Geruza Gelnys e Samanta Holtz.

Ao temmais.com, um dos idealizadores e diretores do “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” contou que a ideia de construir um espaço voltado exclusivamente a escritores paulistas surgiu a partir do “Projeto Culturando”, que visa valorizar artistas locais e promover atividades culturais.

“Fizemos tudo isso com muito amor. Hoje, Jumirim, com seus quase 4 mil habitantes, se tornou um ponto de referência da literatura paulista”, destacou Pablo Civitella, que construiu a biblioteca em uma propriedade rural cedida pela família dele.

Foto: Pablo Civitella/ Arquivo Pessoal)


Além de cumprir com a função convencional, que é reunir e ceder obras literárias, o espaço será utilizado para encontros, lançamentos de obras, workshops e eventos culturais. Várias atividades, segundo o diretor, serão realizadas no espaço externo, protagonizado por um imponente flamboyant – espécie de árvore que inspirou o nome dado à biblioteca.

“Apesar do Projeto Culturando promover diversos eventos, sentimos a necessidade de ter um ponto físico. A ideia é promover atividades regulares que incentivem o consumo da arte. Serão workshops, apresentações teatrais e até palestras voltadas para a promoção de novos escritores”, afirmou Pablo em entrevista ao temmais.com.
‘Projeto Culturando’

O projeto foi fundado em 2008 por um grupo de jovens amantes das artes cujo objetivo era desenhar um plano integrado de ações culturais para Tietê (SP).

Com o intuito de proporcionar organização e direcionamento às atividades do setor no município, a equipe passou a promover diversas ações culturais na música, dança e teatro, tendo sempre como foco a valorização dos artistas locais.

Foto: Pablo Civitella/ Arquivo Pessoal)


Já em 2013, o “Culturando” oficializou-se como associação cultural e expandiu a atuação para a cidade de Cerquilho (SP). Poucos anos depois, a iniciativa ampliou as atividades para outras cinco cidades: Laranjal Paulista, Jumirim, Tietê, Cerquilho e Porto Feliz.

Serviço

Nesta primeira fase de implantação, a “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” funcionará uma vez por mês com uma programação especialmente voltada à literatura e incentivo à leitura.

O espaço fica na sede do “Projeto Culturando”, localizado na Rua Célio Roberto Faulim, no Bairro Água de Pedra.

Os interessados em visitar podem seguir o calendário local ou agendar a visita através do e-mail: biblioteca@projetoculturando.com.br.

O acervo ficará disponível para consulta e para empréstimo, com prazo de um mês para devolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário