sexta-feira, 10 de março de 2023

Câmara cria Galeria Lilás em homenagem às mulheres vereadoras

A primeira vereadora da cidade foi Maria José Pascoal, em 1956.

Assessoria de Gabriela Xavier / divulgação

10/03/2023 | Em sessão extraordinária na segunda-feira, dia 8, a Câmara Municipal de Tatuí, em meio à votação de projetos de crédito adicional ao orçamento, foi lido o Projeto de Resolução nº 1/2023, da Mesa da Câmara, para ir ao plenário na próxima sessão ordinária, na segunda-feira (13), criando a "Galeria Lilás".

O Projeto de Resolução, que regimentalmente é prerrogativa da Mesa Diretora, foi assinado por todos os vereadores da Casa Legislativa. Seu objetivo é prestar homenagem às mulheres parlamentares que passaram pela Câmara Municipal de Tatuí, contando também, através dessa galeria, a história da política tatuiana pela participação e atuação feminina.

No dia 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher, e os demais vereadores enalteceram o trabalho das atuais vereadoras que cumprem seus mandatos na maior bancada feminina da história da Câmara da cidade. São elas, Cíntia Yamamoto, Débora Camargo, Gabriela Xavier e Michelle Vaz.

A primeira vereadora da cidade foi Maria José Pascoal, em 1956. No final da década de1970 e início de 1980, Vera Lúcia de Sá cumpriu vários mandatos. No legislatura iniciada em 1989, Vera Martins ocupou uma das cadeiras. Nos anos seguintes, a população tatuiana elegeu as vereadoras Dra. Lúcia Maciel Aguiar, Maria Eli de Camargo. Rosana Nochelle.

No seu discurso, o presidente Eduardo Sallum citou nominalmente cada uma das funcionárias do Legislativo e assessoras parlamentares, que constituem bom número, mas que poderia ser maior, segundo opinião do presidente.

Sallum defendeu que o dia é de celebração pelos avanços conquistados com muita luta das mulheres, mas também de reflexão, lembrando que há ainda enorme disparidade e injustiça, seja no mercado de trabalho ou outro campo em que a mulher esteja presente nessa nossa sociedade.

Mulheres recebem em média salarial 22% menos que os homens. Sendo pretas, recebem 53% menos que um homem branco para realização do mesmo trabalho. A cada seis horas uma mulher é morta vítima de feminicídio no Brasil; a cada duas horas uma mulher é agredida por um homem; a cada dez minutos uma menina é vítima de abuso sexual.

Apenas 15% das mulheres ocupam cargos públicos em comissão, o que naturalmente reflete a realidade da Câmara Municipal de Tatuí.

Finalizando, Sallum trouxe a informação que o Presidente Lula anunciou que, a partir de agora no Brasil, homens e mulheres receberão o mesmo salário para realizar o mesmo trabalho. Havendo desobediência da lei por parte das empresas, elas serão punidas com multas.

O Projeto de Resolução da mesa diretora da câmara irá a plenário para votação na próxima segunda-feira (13), mas está implicitamente aprovado, uma vez que tem coautoria dos demais vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário