quarta-feira, 29 de março de 2023

Dia da Água é marcado com soltura de 2,5 mil peixes no Maria Tuca

No lago do Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, os alunos da Rede Municipal soltaram 2500 mil peixes, sendo 1000 Pacus, 1000 Lambaris e 500 Curimbatás.

Alunos da Rede Municipal soltam peixes do Maria Tuca


29/03/2023| Na última semana, entre os dias 20 e 24 de março, foram retomadas as atividades de Educação Ambiental no município com diversas ações que marcaram as comemorações do Dia Mundial da Água (celebrado em 22/3).

A programação foi organizada pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. Em alguns eventos, a programação também teve a participação das Secretarias de Educação e da Saúde, além do Conservatório de Tatuí.

Foram realizadas visitas guiadas na Estação de Tratamento de Água da Sabesp (ETA) com, aproximadamente, 300 alunos dos 5° anos das EMEFs “Prof.ª Maria da Conceição Oliveira Marcondes” e “Prof. José Tomás Borges”, e do 7° ano da EEPEI. “Prof.ª Altina Maynardes de Araújo”. Lá eles receberam informações importantes sobre o tratamento e a qualidade da água que chega às casas dos moradores da cidade.

No Dia Mundial da Água, no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí, aconteceu o evento educativo “Dia Mundial da Água 2023 – Vida é o que nos move”, com a presença de 387 pessoas, entre autoridades, convidados e alunos do 4° aos 7° anos das EMEFs “Eugenio Santos” e “João Florêncio” e da EEPEI “Prof.ª Altina Mayanardes de Araújo”. Além de muito aprendizado sobre a importância do uso racional da água e formas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, o público aproveitou muita música de qualidade com a Big Band do Conservatório de Tatuí e com a cantora, pianista e compositora formada pela escola de música tatuiana, Mayara Rios.

Outro destaque foi a soltura de 2500 mil peixes (1000 Pacus, 1000 Lambaris e 500 Curimbatás) no lago do Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca”. Nesta ação inédita, participaram 150 estudantes dos 3° ao 5° anos da EMEF “Prof. José Galvão Sobrinho” e do NUMEA – Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Corrêa Coelho”. O Coral dos alunos do NUMEA também abrilhantou a manhã, com uma linda apresentação.

Por fim, a Prefeitura de Tatuí marcou presença na 68ª Reunião Ordinária do Plenário do Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), que aconteceu no Núcleo ETC da UFSCar (Campus Sorocaba). No evento, o município conseguiu representação, para os próximos 2 anos, em duas Câmaras Técnicas, sendo: Educação Ambiental, com Karina Sousa, e Planejamento, com José Vicente Alamino. Também estiveram presentes na reunião, o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, e o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Paulo Sérgio de Almeida Martins.

(com informações do Departamento de Imprensa da Prefeitura de Tatuí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário