segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Vem aí o Clube do Choro do Conservatório de Tatuí

O projeto será lançado na próxima terça-feira, dia 5 de outubro, às 17h, com a abertura da série Rodas de Choro 2021 na Praça da Matriz de Tatuí, e pretende envolver chorões de toda a região


O Conservatório de Tatuí, considerada a maior escola de música e teatro da América Latina, realiza na próxima terça-feira, dia 5 de outubro, a abertura da série Rodas de Choro 2021. O evento é o primeiro passo para a implantação do Clube do Choro do Conservatório de Tatuí, que pretende reunir profissionais, estudantes e admiradores do estilo de toda a região para formar um acervo colaborativo, desenvolver pesquisas e promover cada vez mais este gênero tão rico da música popular brasileira. As Rodas de Choro serão realizadas sempre às terças, às 17h, na Praça da Matriz de Tatuí.

Pioneiro entre as escolas de música estaduais na inclusão do Choro em sua grade curricular como curso regular (1989), o Conservatório de Tatuí sempre valorizou esse importante gênero musical brasileiro, fundamental da gênese da música urbana brasileira do século XX. “Portanto, é de se supor que haja ‘chorões’ de diferentes gerações na cidade e em municípios vizinhos. Por isso, a Sustenidos propõe a criação de um Clube do Choro nas dependências do Conservatório de Tatuí, de modo a aglutinar os interessados e interessadas – tanto estudantes da instituição quanto a comunidade em geral – em torno dessa modalidade. O Conservatório de Tatuí contará com um acervo de produções literárias e audiovisuais do gênero, para consulta aberta ao público. Periodicamente, serão realizadas Rodas de Choro, que servirão como laboratório de prática para os alunos e alunas, no formato tradicional, ou seja, na roda”, explica Claudia Freixedas, superintendente educacional da Sustenidos – Organização Social gestora da instituição.

Segundo ela, o projeto visa quatro ações principais:

Realizar Rodas de Choro periódicas, como um espaço de vivência intergeracional do gênero, inicialmente com professores(as) e alunos(as) do Conservatório de Tatuí – não somente dos cursos de Choro, mas também de MPB/Jazz e música erudita – e ainda contar com a participação de ‘chorões’ da cidade e de toda região, além de buscar atrair amadores e admiradores do Choro para rodas cada vez maiores.

Criar um acervo de partituras, produções literárias e audiovisuais do gênero, para consulta aberta ao público. Realizar entrevistas com os ‘chorões’ da região, reunir registros e tornar o Conservatório de Tatuí um importante repositório de partituras e outras memórias do Choro. Realizar Rodas em homenagem a estes ‘chorões’ da cidade e da região.

Promover Concertos, inclusive com grupos de ‘chorões e choronas’ convidados, vindos das mais variadas regiões, com o objetivo de criar pontes entre os grupos e estimular o intercâmbio cultural.

Implantar o Clube do Choro do Conservatório de Tatuí. Pretende-se, com o passar do tempo, que as Rodas de Choro envolvam a comunidade, seja como músicos ou ouvintes, e que isso evolua para a formação de um clube, onde todos possam trocar experiências e propor ações, opinando democraticamente sobre quais grupos gostariam de convidar, quais músicos/musicistas devem ser homenageados, sempre por meio de decisões coletivas e participativas.

O primeiro já tem data e hora. Com autorização da Prefeitura Municipal, as Rodas de Choro do Conservatório de Tatuí começam na próxima terça-feira, dia 5 de outubro, na Praça da Matriz de Tatuí, conduzidas por professores e alunos(as) do Conservatório, mas abertas à participação de músicos e musicistas em geral. Esta será apenas a primeira ação de uma série. O projeto prevê a realização de seis Rodas de Choro nos meses de outubro e novembro, sempre às terças, às 17h e totalmente abertas ao público. As Rodas de Choro seguirão todos os protocolos de distanciamento e higienização preconizados pelos órgãos de saúde para coibir a disseminação da Covid-19.

SERVIÇO
Rodas de Choro do Conservatório de Tatuí
Alexandre Bauab Jr., Altino Toledo, Benedito de Paula, Marcelo Cândido e Rodrigo Moura, professores responsáveis
Claudio Sampaio, coordenação
Datas: dias 05, 19 e 26 de outubro e dias 11, 23 e 30 de novembro de 2021
Horário: 17h
Local: Praça da Matriz de Tatuí
Eventos gratuitos

Patrocinador Conservatório de Tatuí: CSN
Patrocinadores Sustenidos: CTG Brasil; Visa; SulAmérica, Sky, Microsoft e Glovis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário