segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Colégio Adventista de Tatuí apresenta a Sala Maker que estimula aprendizado pelo fazer

Colocar a mão na massa faz a diferença no desenvolvimento infantil? O CAT responde que sim, e apresenta a Sala Maker que estimula essa forma de aprendizado.

Por Educação Adventista - Região Administrativa Sudoeste

18/10/2021 |  Desenvolver a criatividade, autonomia e a empatia desde a primeira infância são três grandes missões dos profissionais da educação, visto que essas habilidades fazem toda diferença na hora dos alunos enfrentarem os desafios da vida adulta, seja na esfera pessoal ou na profissional. Por isso, muito mais que trabalhar a teoria na sala de aula, proporcionar ao aluno experiências em que ele pode colocar a mão na massa, dando vida às suas ideias, são fundamentais para atingir esses objetivos tão importantes para o futuro.

Existem diversas formas de incentivar esse tipo de aprendizado, e isso pode ser feito com materiais simples, como a tradicional massinha de modelar, lápis e papel ou materiais recicláveis. A Educação Adventista, por exemplo, viu essa como uma grande oportunidade para trabalhar o protagonismo do estudante, e implementou na unidade de Tatuí essa novidade que une inovação e tecnologia, proporcionando aos estudantes os benefícios da vivência prática.

E o que é uma Sala Maker?

Existem diversas formas de implementar uma Sala Maker, mas todas elas têm algo em comum: materiais e instrumentos para os alunos criarem seus próprios projetos, dando vida às suas ideias. A que foi implementada no Colégio Adventista de Tatuí conta com equipamentos diversos que vão desde o lápis de cor e papel para o desenho, até máquina de costura, impressora 3D e tecnologias ligadas à robótica. Tudo isso para dar vida às suas ideias, de modo a concretizá-las.

"Os benefícios de termos uma Sala Maker são inúmeros. Através das aulas realizadas nesse ambiente, podemos trabalhar com os alunos desde as séries iniciais desenvolvendo atitudes de: acreditar, planejar e persistir para conquistar. Nossa metodologia de trabalho buscará desenvolver o processo de criação de forma organizada e estratégica e as temáticas visam potencializar o aprendizado de forma significativa e criativa", comenta a Coordenadora Pedagógica, Professora Jiane Tormes.

Sala Maker dispõe de materiais e instrumentos para os alunos criarem seus próprios projetos — Foto: Colégio Adventista de Tatuí/Divulgação

Ela completa que, com uma estrutura como essa, também é possível desenvolver habilidades socioemocionais e de trabalho em equipe, além de despertar o prazer em aprender, uma vez que traz o vínculo emocional no processo de expressão e criação de sua ideia, trazendo um significado mais profundo.

"A Sala Maker permitirá que a transdisciplinaridade seja real no processo de ensino, pois durante o processo de criação o aluno perceberá que precisará usar conhecimentos prévios adquiridos nas diversas áreas do conhecimento, dessa forma, a aprendizagem deixa de ser segmentada e passará a fazer mais sentido para o aluno", completa.

Alunos desde o Ensino Fundamental realizam atividades na Sala Maker do Colégio Adventista de Tatuí — Foto: Colégio Adventista de Tatuí/Divulgação

Todas as turmas do Fundamental I, II e Ensino Médio do Colégio Adventista de Tatuí terão atividades na Sala Maker, com programações adequadas para cada uma das faixas etárias. Eles serão acompanhados por um profissional que foi cuidadosamente treinado para incentivar os estudantes a extraírem o melhor dessa experiência.

Mas eu preciso de uma Sala Maker para incentivar meu filho(a) a colocar a mão na massa?

Se essa é sua dúvida, fique tranquilo. Você pode fazer isso simplesmente com o que tem em casa. É possível trabalhar esses tipos de aptidões quando incentiva as crianças a expressarem seus sentimentos com o uso de materiais como blocos, tinta, brincadeiras em equipe ou como a sua imaginação mandar.

Por isso, se você quer incentivar a criança a desenvolver a criatividade e o protagonismo, convide-a para atividades como:

  • Criar um protótipo usando descartáveis
  • Usar um papel em branco para desenhar os pensamentos
  • Brincadeiras manuais em grupo, para desenvolver o coletivo
  • Ouvir as necessidades da criança, para que ela tenha coragem de criar a própria brincadeira

E o principal: deixe-a aprender com o que deu errado, pois essa frustração também é importante para o processo de aprendizagem.

Fase de plena expansão

Voltando para o Colégio Adventista de Tatuí, a Sala Maker faz parte das novidades apresentadas durante o processo de expansão da unidade. Para atender ainda mais alunos da cidade e da região com a qualidade e a excelência que fazem mais dos 125 anos de história da Educação Adventista, a unidade investiu fortemente em uma reforma.

Ela deu vida a novas salas de aula, a uma sala de leitura ainda mais completa, um ginásio de esportes amplo e um laboratório de ciências com infraestrutura de ponta, onde estudantes poderão colocar em prática os ensinamentos das aulas de química e física.

Laboratório de ciências do Colégio Adventista de Tatuí tem infraestrutura de ponta — Foto: Colégio Adventista de Tatuí/Divulgação

Ginásio de Esportes do Colégio Adventista de Tatuí — Foto: Colégio Adventista de Tatuí/Divulgação

Com essa ampliação, o Colégio Adventista de Tatuí passa a ter capacidade para atender de 750 alunos para mais de 1.200. Assim, a instituição pretende atrair cada vez mais alunos para sua unidade, oferecendo educação de qualidade, que vai muito além do ensino.

Auditório do Colégio Adventista de Tatuí — Foto: Colégio Adventista de Tatuí/Divulgação

Tradição no ensino que faz toda a diferença

Desde a década de 80, Tatuí se tornou um grande polo da Educação Adventista. Foi nesse momento que a Casa Publicadora Brasileira (CPB), editora responsável por todo material didático da Rede Adventista de Ensino e o Colégio Adventista chegaram à cidade. De lá para cá, ambos passaram por uma série de movimentos de expansão, sempre pautados em oferecer uma educação de qualidade com foco no futuro.

Fachada do Colégio Adventista de Tatuí antigamente (acima) e nos dias atuais (abaixo) — Foto: Colégio Adventista de Tatuí/Divulgação

Novo Ensino Médio chega em 2022

E mais uma novidade vem por aí para os estudantes do Colégio Adventista de Tatuí. Em 2022 o novo modelo de Ensino Médio chegará com antecedência na instituição. Seguindo tendências internacionais, o colégio acredita que ao dar ênfase às aptidões profissionais de cada um dos alunos, eles sairão do ensino médio mais preparados para passar pela graduação e consequentemente, para se destacar no mercado de trabalho.

Dessa forma, ampliou a carga horária de 800 para 1000 horas, e parte dela, será destinada para as disciplinas alinhadas com as escolhas profissionais dos estudantes. É mais autonomia e flexibilidade sem deixar de lado todo o preparo necessário para o ENEM e os grandes vestibulares.

Sobre a Educação Adventista

A Educação Adventista é hoje uma das mais tradicionais redes de ensino e figura entre as maiores plataformas de educação online em nosso país. Conheça algumas das unidades que estão em nossa região. Aproveite para fazer uma visita sem sair de casa através do vídeo 360º disponível nos sites.

Mais informações:
Colégio Adventista de Tatuí: (15) 3500-0235 | tatui.sec@adventistas.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário