Boletim de informações COVID-19 n° 705 Tatuí, 17 de janeiro de 2022, segunda-feira - 11h00h

22.822 CASOS CONFIRMADOS VÍRUS SARS-COV-2
20.527 PACIENTES RECUPERADOS
461 ÓBITOS CONFIRMADOS
1.834 INFECTADOS EM TRATAMENTO
450 MÉDIA MÓVEL INFECTADOS / DIA

Fonte: Prefeitura de Tatuí

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

A linda praça de Tatuí que dá um show de cultura e história na cidade

Você conhece a Praça do Barão?

Por Eduardo Faria no Solutudo, com edição do DT

29/10/2021 |  Mesmo que todos os amantes de Tatuí saibam que a cidade onde vivem, além de bela, guarda consigo muita história, existe um lugar em particular onde poderíamos usar de alegoria para fazer a seguinte ilustração: O lugar onde um pouco da história de Tatuí se reúne para juntos tomarem um cafezinho da tarde, produzido pelo Barão.

Praça do Barão

Embora a poesia toque no profundo de nossas memórias, essa alegoria que mais se parece um conto daqueles contados para uma criança dormir, se faz realidade aqui em Tatuí.

A Praça Paulo Setúbal, popularmente conhecida como “Praça do Barão”, além de ser linda, contempla muito da história da cidade.

Praça do Barão – Tatuí

Principais pontos

Um dos pontos históricos dessa praça é a Escola Estadual Barão de Suruí, escola essa que dá para a praça o seu nome popular. A escola que foi construída em 1917 é tombada como patrimônio histórico, haja vista sua grande contribuição cultural. Veja na imagem a seguir, ao fundo, o romântico olhar imortalizado de Nacif Farah, autor de grandes obras musicais e primeiro professor dessa Unidade de Ensino.

Escola Barão de Suruí, com o olhar imortalizado de Nacif Farah.

Mais um ponto com muita história de Tatuí é a Escola Municipal João Florêncio. Além de ser o primeiro grupo escolar da cidade de Tatuí, é uma das únicas escolas do Estado de São Paulo que são tombadas como patrimônio histórico.

Escola Municipal João Florêncio.

Curiosidades

Há também na Praça do Barão uma homenagem aos “pracinhas”, combatentes tatuianos da FEB, que na segunda guerra mundial defenderam, nos campos da Itália, os ideais de democracia e liberdade.

Homenagem aos “Pracinhas”.

Atualmente, a Praça do Barão é conhecida como “O Quintal do Saber”. Após a revitalização feita pela Unimed em parceria com a Prefeitura de Tatuí, o Quintal do Saber apresenta muita história, diversas curiosidades sobre a cidade, e sempre promove eventos afim de expandir o ensino e diversos conhecimentos.

Quintal do Saber.

Detalhes que encantam

Poesia, romance, história… Um pouco de cada coisa é visto em cada detalhe dessa praça, e também nas esquinas e ruas da cidade. Outrora, será possível mostrar mais ainda da história dessa praça, e da cidade como um todo. Assim como esse encontro histórico apresentado agora, é possível fazer mais uma ilustração. A história de Tatuí continua, e quem sabe, muitos personagens virão para futuramente adentrarem ao cafezinho da tarde histórico da nossa bela Cidade Ternura, a Capital de Música e dos doces, a incrível Tatuí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário