Boletim de informações COVID-19 n° 677 Tatuí, 08 de dezembro de 2021, quarta-feira - 11h00h

18.448 CASOS CONFIRMADOS VÍRUS SARS-COV-2
17.976 PACIENTES RECUPERADOS
458 ÓBITOS CONFIRMADOS
14 INFECTADOS EM TRATAMENTO
4,14 MÉDIA MÓVEL INFECTADOS / DIA

Fonte: Prefeitura de Tatuí

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Música na Praça recebe a centenária Banda de Pereiras neste sábado

A Banda Lira Santa Cecília de Pereiras já tocava no Coreto de Tatuí no início do projeto, na administração de Olívio Junqueira (1978-1982). 

Banda "Lira Santa Cecília", de Pereiras, que se apresentará neste sábado, às 11h, na Praça da Matriz.

15/10/2021 |  O projeto Música na Praça, ação cultural da Prefeitura de Tatuí, receberá neste sábado (16/10) a Banda Lira Santa Cecília, da cidade de Pereiras, que se apresentará, como de costume, às 11h, na Praça da Matriz.

A Banda foi fundada oficialmente em 1884, porém, há registros de sua existência desde 1878, quando o maestro Honório de Almeida viajava a cavalo de Tietê até Pereiras, para dar aulas de música. Por indicação de padre Ângelo Tersi, entre os anos de 1878 e 1880, o grupo musical que até então tinha o nome de “Lyra Pereirense”, foi alterado para “Lira Santa Cecília”, em homenagem à santa que é padroeira dos músicos católicos.

Alexandre Paschoal – que foi um dos alunos de Honório que mais se destacou – foi professor de Sabatino Pastore, que regeu a Banda por 58 anos, sendo o grande responsável pela formação de muitos músicos de Pereiras e região. Ele foi sucedido por Maria Cristina de Jesus da Silva – a primeira maestrina do grupo – que faleceu em 2013, fato que fez com que Juliano Gomes da Silva assumisse a função, a qual exerceu até o mês de agosto, quando assumiu o atual maestro, Roberto Elias da Silva Savoia.

Por meio da Banda “Lira Santa Cecília”, surgiu a Escola de Música “Nicanor Molitor” (que fez parte da Banda até os 92 anos de idade e faleceu em 1998), que exerce suas atividades até hoje, formando músicos e enriquecendo ainda mais a história do grupo musical que existe há mais de um século.

Atualmente, a Escola conta com Matheus Oliveira na área de “madeiras” e Roberto Savóia na área de “metias”. Além disso, a Corporação possui um CD intitulado “Nossa Banda… Nossa História…”, que registra obras de compositores pereirenses, que expressam com evidência o valor da arte musical daquela terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário