quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Museu de Tatuí apresenta Mostra de Cururu neste sábado (23)

A APRESENTAÇÃO TAMBÉM ESTARÁ DISPONÍVEL NO YOUTUBE

Zacarias Camargo e o violeiro Josué.

20/10/2021 |  O “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí” apresenta neste sábado (23/10), às 16h, os “Canturiões de Tatuí – uma mostra de Cururu”, de Zacarias Camargo, que será em formato híbrido, presencialmente no Museu Histórico “Paulo Setúbal” e pelo canal do equipamento cultural no Youtube (https://bit.ly/3rebu51).

A apresentação – que conta com a participação de Zacarias Camargo, Josué Pereira (o “Viola”), Gabriel Bueno (o “Buenão”), Esmeraldino do Congonhal, Benedito Leite (o “Dito Leiteiro”) e José Pinto de Moraes (o “Zé Pinto”) -, tem o objetivo de reavivar e registrar o Cururu, que surgiu há séculos na região, revivendo a tradição e buscando a valorização dos “canturiões” tatuianos.

O Cururu é uma manifestação da cultura raiz tão importante para a identidade do povo, que, como linguagem cultural, faz parte da memória de grande parte da população de Tatuí, que cresceu ouvindo e participando de eventos que foram realizados em festas tradicionais e religiosas.

Este Projeto “Canturiões de Tatuí – uma mostra de Cururu” foi um dos habilitados no Edital de Cultura 01/2021, do “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”.

Zacarias Camargo – Nasceu em Tatuí no dia 24 de outubro de 1954; é violeiro e cururueiro. Atua com apresentações de “Rodas de Cururu” desde a década de 1980, em Tatuí e região. Já participou de diversos torneios de cururu em São Paulo, Sorocaba, Agudos, Piracicaba, Botucatu e São Manoel, sendo premiado por vários anos; e do “Torneio de Cururu”, do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de 2009 a 2014. Já se apresentou nas cidades de Sorocaba e Salto, no ano de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário