quarta-feira, 27 de outubro de 2021

43ª Nacional Mangalarga prossegue até domingo no Centro Hípico de Tatuí

Desfile das bandeiras dos criatórios participantes foi um dos destaques da cerimônia de abertura do mais importante evento do Cavalo de Sela Brasileiro

Animais de muita qualidade estiveram em pista na fase inicial da 43ª Nacional Crédito da foto: Márcio Mitsuishi.

27/10/2021 |  A Cerimônia Oficial de Abertura da 43ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga movimentou o Centro Hípico de Tatuí (SP) na tarde do sábado 23 de outubro. Sempre muito aguardada, a solenidade foi comandada pelos dirigentes da raça e prestigiada pelas autoridades do município anfitrião, sendo aberta com uma apresentação da Orquestra de Cordas do Conservatório de Tatuí. O grande momento da programação, entretanto, foi o tradicional desfile das bandeiras dos criatórios participantes, responsável por proporcionar um belo espetáculo ao público presente.

Em seu pronunciamento na cerimônia de abertura da Nacional, o presidente da ABCCRM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga), Eduardo Rabinovich, agradeceu o importante apoio de todos os diretores da entidade, da equipe do Centro Hípico de Tatuí e da Prefeitura de Tatuí. “Esse suporte foi fundamental para que conseguíssemos viabilizar esse grande evento e tivéssemos esse resultado incrível que todos estão podendo conferir”, afirmou o dirigente mangalarguista.

Rabinovich ressaltou ainda os motivos que fazem da 43ª Expo Nacional um momento especial para a raça. “Para nós, depois de tanto tempo sem poder realizar eventos, é um imenso prazer estar fazendo esta exposição aberta, dentro dos padrões sanitários solicitados pelas autoridades diante do atual quadro de pandemia. Afinal, Mangalarga é família, Mangalarga é confraternização, Mangalarga é festa.”

O presidente, além disso, destacou a importância do lançamento da nova campanha institucional da raça, ocorrido na véspera, durante a noite de confraternização dos criadores. “Esse também é um momento muito especial pois a gente está tendo aqui a oportunidade de lançar a campanha Mangalarga do Brasil, uma iniciativa que tem como objetivo ressaltar a origem genuinamente brasileira de nosso cavalo e criar as condições necessárias para a raça crescer cada vez mais em todo o território nacional.”

Por sua vez, o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, ressaltou a satisfação da população local por recepcionar a 43ª Nacional Mangalarga. “Um dos grandes desafios de um administrador é mostrar a cidade e suas qualidade para que as pessoas conheçam melhor todo o seu potencial. Assim, é um imenso orgulho poder receber um evento desse porte e poder compartilhar de toda a riqueza deste momento com os apaixonados pelo Mangalarga.”

Programação movimentada

Promovida pela ABCCRM, a 43ª Expo Nacional teve início na última quinta (21) e segue até o próximo domingo (31), ocasião em que serão conhecidos os Grandes Campeões Nacionais de 2021. No total, 500 animais, provenientes das cinco regiões brasileiras e expostos por 80 dos mais conceituados criatórios da raça, participam do evento.

Os primeiros dias de atividades da principal mostra mangalarguista foram marcados por uma série de atrações. Na noite da sexta-feira (22), ocorreu a confraternização dos criadores, com direito a show da dupla Gian e Giovani, além do lançamento da campanha Mangalarga do Brasil. Já a manhã do sábado (23) recebeu a terceira etapa da Copa Ypê Cobasi de Função, na qual os conjuntos mangalarguistas demonstraram muita habilidade para superar os obstáculos da prova de maneabilidade, enquanto a chuvosa manhã do domingo (24) contou com a realização da segunda etapa do Circuito Mangalargada 2021, em que os competidores tiveram de percorrer um percurso de 20 quilômetros pelas belas trilhas do Centro Hípico de Tatuí.

Além disso, os julgamentos das categorias de potros e potrancas mostraram a elevada qualidade da nova geração de animais da raça Mangalarga, com os participantes sendo avaliados pelos jurados nos quesitos Morfologia e Marcha, em busca de um lugar na disputa dos Grandes Campeonatos.

Em depoimento nas redes sociais da raça, o Diretor de Exposições Guilherme Saad convidou a comunidade mangalarguista a prestigiar a fase final da 43ª Expo Nacional. “Este foi um ano difícil, mas estamos muito satisfeitos por conseguir realizar esta grandiosa exposição, assim aproveitamos para convidar todos a virem conferir os melhores exemplares da raça no ano de 2021. Nesta sexta, sábado e domingo, acontecerão os julgamentos finais, com as disputas dos campeonatos e dos grandes campeonatos. Então estamos esperando todos os associados e amantes do nosso cavalo Mangalarga. Tem muita coisa boa ainda por vir.”

Entretanto, é bom lembrar que a exposição ainda conta com algumas restrições sanitárias, assim quem comparecer ao evento deve apresentar carteira de vacinação com as duas doses já marcadas ou apresentar teste PCR de até 72 horas testando negativo para covid-19.

Para quem não puder comparecer ao Centro Hípico de Tatuí, a opção é acompanhar a transmissão dos julgamentos em tempo real pela internet. Para isso, basta entrar no portal www.cavalomangalarga.com.br e acessar o atalho para a transmissão via YouTube da Ride2Play ou ainda baixar o aplicativo Ride2Play.

Nenhum comentário:

Postar um comentário