sábado, 16 de outubro de 2021

Conservatório de Tatuí convida músicos e apreciadores para Rodas de Choro ao ar livre

Lançado no início do mês, o projeto busca envolver ‘chorões’ de toda a região para tocar e, também, para formar um Clube do Choro que seja referência deste gênero musical. Traga seu instrumento e entre nesta roda – próxima terça-feira, às 17h, na Praça da Matriz de Tatuí

Divulgação / Conservatório de Tatuí

16/10/2021 |  O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, considerada a maior escola de música e teatro da América Latina, convida músicos, musicistas e apreciadores em geral para participar da série “Rodas de Choro 2021”. Lançado no início deste mês, com apoio da Prefeitura Municipal, o projeto tem como principal o objetivo envolver os ‘chorões’ de toda a região para formar o Clube do Choro do Conservatório de Tatuí, que deverá promover Rodas de Choro regularmente e abrigar um amplo acervo de partituras, materiais literários e audiovisuais, tornando-se referência para este gênero tão valioso da música popular brasileira. Traga seu instrumento e entre nessa roda, na próxima terça-feira, dia 19, às 17h, na Praça da Matriz de Tatuí.

As Rodas de Choro são conduzidas pelos professores Alexandre Bauab Jr., Altino Toledo, Benedito de Paula, Marcelo Cândido e Rodrigo Moura, docentes dos cursos de Choro, e alunos(as) do Conservatório de Tatuí. Mas são abertas à participação de músicos e musicistas em geral, como manda a tradição das boas rodas. “E é exatamente isso que buscamos: envolver os ‘chorões’ da cidade e de toda a região”, comenta Claudia Freixedas, superintendente educacional da Sustenidos, organização social gestora do Conservatório de Tatuí.

"Sabemos que existem muitos 'chorões' de diferentes gerações na cidade e em vários municípios vizinhos. Por isso, estamos organizando Rodas de Choro, entre outras ações, a fim de aglutinar interessados e interessadas - tanto professores e estudantes da instituição quanto a comunidade em geral - em torno dessa modalidade. E as rodas ainda servirão como laboratório de prática para os alunos e alunas da instituição", observa Claudia.

Ela reforça que este é o primeiro passo para a implantação do Clube do Choro do Conservatório de Tatuí, que pretende reunir profissionais, estudantes e admiradores do estilo para uma rica troca de informações e experiências. Além de promover regularmente encontros e rodas de choro, o Clube organizará a criação de um acervo colaborativo, além de desenvolver pesquisas e realizar apresentações artísticas, com participação de artistas convidados de todo o país.

Pioneiro entre as escolas de música estaduais na inclusão do Choro em sua grade curricular como curso regular (1989), o Conservatório de Tatuí sempre valorizou esse importante gênero musical brasileiro, fundamental da gênese da música urbana brasileira do século XX. Com a criação do Clube do Choro, o Conservatório de Tatuí busca atuar na Salvaguarda do Patrimônio Material e Imaterial do Choro, a partir da criação de um acervo que disponibilizará partituras, produções literárias e audiovisuais do gênero, de ‘chorões’ da cidade e das cidades vizinhas, para consulta aberta ao público, tornando-se referência para pesquisadores e apreciadores em geral.

As Rodas de Choro são realizadas pelo Conservatório de Tatuí, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, e seguem todos os protocolos de distanciamento e higienização preconizados pelos órgãos de saúde para coibir a disseminação da Covid-19.

SERVIÇO
Rodas de Choro do Conservatório de Tatuí
Alexandre Bauab Jr., Altino Toledo, Benedito de Paula, Marcelo Cândido e Rodrigo Moura, professores responsáveis
Claudio Sampaio, coordenação
Datas: dias 19 e 26 de outubro e dias 11, 23 e 30 de novembro de 2021
Horário: 17h
Local: Praça da Matriz de Tatuí
Eventos gratuitos

Patrocinador Ouro Conservatório de Tatuí: CSN

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

DEFENDA O CONSERVATÓRIO DE TATUÍ. DIGA NÃO À DESATIVAÇÃO DE CURSOS, GRUPOS  E SETORES DO CONSERVATÓRIO..

Nenhum comentário:

Postar um comentário