Boletim de informações COVID-19 n° 677 Tatuí, 08 de dezembro de 2021, quarta-feira - 11h00h

18.448 CASOS CONFIRMADOS VÍRUS SARS-COV-2
17.976 PACIENTES RECUPERADOS
458 ÓBITOS CONFIRMADOS
14 INFECTADOS EM TRATAMENTO
4,14 MÉDIA MÓVEL INFECTADOS / DIA

Fonte: Prefeitura de Tatuí

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Lançado o ‘Movimento #TatuíContraPólio’

Iniciativa conta com ação digital e presencial e visa aumento da cobertura vacinal

18/10/2021 |  A Campanha de Multivacinação iniciada neste mês pelo Ministério da Saúde está recebendo um reforço no município. Trata-se do Movimento #TatuíContraPólio, uma iniciativa lançada pelo Rotary Club de Tatuí com apoio de parceiros e que tem como meta aumentar a cobertura vacinal na cidade. Em especial, o índice de crianças imunizadas contra a Poliomielite. A erradicação da doença é uma meta global do clube de serviços há mais de 35 anos.

O projeto é dividido em ação digital e presencial, sendo desenvolvido para unir todos os estratos da sociedade tatuiana. Podem participar das atividades previstas desde representantes de entidades a donas de casa, de modo voluntário.

A iniciativa começa nesta quarta-feira, 20, com a apresentação de uma imagem desenvolvida pelo Departamento Municipal de Comunicação e Transparência. O setor é um dos que estão engajados com o incentivo à vacinação, ficando encarregado de criar um símbolo para o movimento. A articulação esteve a cargo do chefe de gabinete da Prefeitura, Christian Pereira de Camargo, e o trabalho é assinado por Alex Galvão Macedo, diretor do departamento.

Desenvolvida pela Prefeitura, a pedido da IP (Imagem Pública) do Rotary, a arte será distribuída a todos os interessados em fazer parte do movimento. A participação é voluntária, podendo ser apenas digital – nas próprias redes sociais.

Para fazer parte do movimento, basta entrar em contato com o clube de serviços por meio das redes sociais e solicitar a arte para troca da imagem do perfil ou da página. A substituição é temporária, valendo apenas para este mês, quando são concentradas as aplicações das vacinas, incluindo a que protege da pólio.

A ideia por trás do uso da imagem é, num primeiro momento, utilizar a internet para divulgar o máximo possível a campanha, como explica a presidente do Rotary Club de Tatuí, Alcimira do Carmo Ferriello Vieira de Camargo, a Cima Ferriello. E, num segundo, criar uma cultura de incentivo à vacinação.

“A troca da fotografia foi pensada para chamar a atenção do máximo de pessoas possível, para viralizar. Toda vez que alguém mudar a imagem pessoal pela arte que simboliza a ação, essa pessoa vai atuar como multiplicadora”, explica.

“Além disso, ela estará contribuindo para que as pessoas se acostumem ao movimento, como acontece com outras ações como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, só que no nosso caso voltado para o reforço da vacina”, acrescenta.

O Movimento #TatuíContraPólio terá, ainda, ações presenciais. Elas estão pré-agendadas para o próximo sábado, 23, incluindo uma carreata, uma mobilização na Praça da Matriz e visitações a postos centrais de vacinação. A carreata está prevista para começar às 10h, com saída da sede do clube de serviços.

A juventude rotária (Interact e Rotaract) e membros do Rotary Club “Cidade Ternura” estão convidadas a participar. A carreata será acompanhada pelo personagem  Zé Gotinha, símbolo da multivacinação no Brasil.

O percurso do passeio terminará na Praça da Matriz, onde o grupo planeja a realização de uma blitz de conscientização, junto aos motoristas, e de abordagens a pais e responsáveis pelas crianças que são o público-alvo da campanha.

De acordo com o Ministério da Saúde, 18 tipos de vacinas, incluindo a da pólio, estão disponíveis para menores de 15 anos em postos de imunização de 1º a 29 de outubro. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). A proteção contra a Poliomielite é destinada a crianças entre 2 meses a 5 anos de idade.

No ano passado, a imunização contra a pólio precisou ser prorrogada no Estado de São Paulo em função da baixa cobertura vacinal. Em novembro, o Ministério da Saúde reportou que 52,4% das crianças haviam sido vacinadas. O índice de cobertura recomendado pelo órgão para o público-alvo é de 95%.

“É por isso que nós estamos lançando esse movimento, para que ele auxilie o poder público a chegar no indicador necessário e a população esteja protegida”, diz Cima.

No decorrer da semana, a presidente espera a adesão de mais pessoas e instituições. Por enquanto, o #TatuíContraPólio tem apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais da Saúde, Educação e Segurança Pública, da Câmara Municipal, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), da Central de Rádios, além dos jornais Diário de Tatuí, O Progresso de Tatuí e Integração.

Entidades, clubes, organizações e até empresas podem colaborar com a iniciativa. “Todo mundo é muito bem-vindo, aliás, toda e qualquer pessoa que quiser participar estará colaborando não com o Rotary, mas com a vida”, conclui Cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário