segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Biblioteca Municipal receberá 'Contação de Histórias' na quinta-feira (21)

Evento acontece das 9h às 14h pela Companhia Mandingueiras da Pracinha; Camila Signorini e Paula de Castro são especialistas em arte-educação e capoeiristas pela Associação Refúgio Cultural Capoeira Angola.

Camila Signorini e Paula de Castro (Divulgação / Prefeitura de Tatuí)

18/10/2021 |  A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, de Tatuí, receberá, no dia 21/10 (quinta-feira), às 9h e às 14h, a Companhia “Mandingueiras da Pracinha”, que integra o Programa “Viagem Literária”, no módulo “Contação de Histórias: Contos Populares”.

A Companhia é formada pelas contadoras de histórias e professoras Camila Signorini e Paula de Castro, especialistas em arte-educação e capoeiristas pela Associação Refúgio Cultural Capoeira Angola. Apaixonadas pela arte e cultura popular, elas estudam brincadeiras, danças e ritmos percussivos desde 2014, “amarrando as saias” e “bebendo na fonte” da literatura, da oralidade e da história brasileira para contar, cantar e encantar todas as pessoas que queiram fortalecer as rodas cheias de ginga e axé. “Os contos populares nos aproximam, resgatam nossas raízes e nos dão de presente a possibilidade de sermos o futuro, aquele encarregado de dar continuidade a uma história”, comenta a dupla.

Neste módulo “Contação de Histórias: Contos Populares”, da 13ª edição do Viagem Literária – que conta com o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura – as contações de histórias acontecem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia de Covid-19. Por este motivo, somente participarão da atividade os interessados previamente inscritos pelo e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3259-5647, no horário de funcionamento da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” está situada na Rua Santa Cruz, nº 405, Centro.

Programa “Viagem Literária” – O Programa de estímulo à leitura é promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), e realizado pela Organização Social “SP Leituras”.

Desde o início do “Viagem Literária”, em 2008, até o ano passado, foram percorridos 227 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outros eventos que fizeram o conhecimento e o afeto circularem no território estadual. A 13ª edição começou com o módulo “Poesia”, em novembro de 2020, tendo como proposta estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário