segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Conservatório de Tatuí realiza Rodas de Choro na Praça da Matriz

Conduzido por professores e alunos da instituição, o evento visa reunir músicos e apreciadores deste gênero musical para tocar, trocar experiências, terça-feira, dia 26, às 17h - traga seu instrumento e entre nesta roda!

Rodas de choro


25/10/2021 |  O Conservatório de Tatuí - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, considerada a maior escola de música e teatro da América Latina, em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza mais uma edição da série "Rodas de Choro 2021" amanhã, dia 26, às 17h, na Praça da Matriz. O evento busca reunir músicos e apreciadores deste gênero musical de toda a região para tocar e trocar conhecimentos. Este é o primeiro passo para a criação do Clube do Choro do Conservatório de Tatuí, então, traga seu instrumento e entre nessa roda!

As Rodas de Choro são conduzidas pelos professores Alexandre Bauab Jr., Altino Toledo, Benedito de Paula, Marcelo Cândido e Rodrigo Moura, docentes dos cursos de Choro, e alunos(as) do Conservatório de Tatuí. Mas são abertas à participação de músicos e musicistas em geral, como manda a tradição das boas rodas. "E é exatamente isso que buscamos: envolver os ‘chorões’ da cidade e de toda a região", comenta Claudia Freixedas, superintendente educacional da Sustenidos, organização social gestora do Conservatório de Tatuí.

"Sabemos que existem muitos 'chorões' de diferentes gerações na cidade e em vários municípios vizinhos. Por isso, estamos organizando Rodas de Choro, entre outras ações, a fim de aglutinar interessados e interessadas - tanto professores e estudantes da instituição quanto a comunidade em geral - em torno dessa modalidade. E as rodas ainda servirão como laboratório de prática para os alunos e alunas da instituição", observa Claudia.

Clube do Choro

A série "Rodas de Choro 2021" é o primeiro passo para a implantação do Clube do Choro do Conservatório de Tatuí, que pretende reunir músicos, musicistas, estudantes e apreciadores do estilo para uma rica troca de informações e experiências. Além de realizar encontros, rodas de choro e promover apresentações artísticas com grupos convidados, o clube também atuará na Salvaguarda do Patrimônio Material e Imaterial do Choro, a partir da realização de pesquisas e da criação de um acervo colaborativo, que disponibilizará partituras, produções literárias e audiovisuais do gênero, de ‘chorões’ da cidade e das cidades vizinhas, para consulta aberta ao público, tornando-se referência para pesquisadores e apreciadores em geral.

O Conservatório de Tatuí sempre valorizou este importante gênero musical brasileiro, fundamental da gênese da música urbana brasileira do século XX e foi pioneiro entre as escolas de música estaduais na inclusão do Choro em sua grade curricular como curso regular (1989).

As Rodas de Choro são realizadas pelo Conservatório de Tatuí, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Os encontros são realizados ao livre e seguem todos os protocolos de distanciamento e higienização preconizados pelos órgãos de saúde para coibir a disseminação da Covid-19.

SERVIÇO
Rodas de Choro do Conservatório de Tatuí
Alexandre Bauab Jr., Altino Toledo, Benedito de Paula, Marcelo Cândido e Rodrigo Moura, professores responsáveis
Claudio Sampaio, coordenação
Datas: dias 26 de outubro e dias 11, 23 e 30 de novembro de 2021
Horário: 17h
Local: Praça da Matriz de Tatuí
Eventos gratuitos

Patrocinador Ouro Conservatório de Tatuí: CSN
Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí - ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente - é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; além do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário