terça-feira, 5 de outubro de 2021

Prefeitura realiza várias ações de prevenção ao câncer de mama

Atividades fazem parte da campanha do 'Outubro Rosa'

ESF CDHU sedia eventos do Outubro Rosa.

O câncer de mama, se identificado precocemente, apresenta até 95% de chance de cura, mas para isso ser possível é necessário que as mulheres realizem a mamografia rotineiramente. Uma forma de incentivá-las, é a Campanha “Outubro Rosa”, que em Tatuí está com diversas atividades promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

No último sábado (02/10), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) dos bairros CDHU, Valinhos, Vila Santa Luzia e Jardim Tóquio, estiveram abertas, oferecendo às mulheres palestras, coleta de Papanicolaou, exame das mamas, fornecimento de pedido para mamografia de rotina e orientações de saúde bucal com dentistas. Durante todo o dia, 154 exames de Papanicolaou foram realizados.

Durante todo o mês de outubro, outras unidades de saúde promoverão atividades semelhantes, sempre das 8h às 12h, intensificando as ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero, sendo: dia 08/10 (sexta-feira), UBS Dr. Aniz Boneder”, o CS1 – UBS Central; dia 09/10 (sábado), na ESF “Adriana Mesquita Tibellio Mota”, no bairro Jardins de Tatuí; dia 19/10 (terça-feira), na UBS “Antônio Rodrigues”, na Vila Esperança; dia 20/10 (quarta-feira), na UBS “Dr. José Celso Nogueira”, na Enxovia; e dia 23/10 (sábado), na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia, na ESF “Dr. Medardo Costa Neves” (Jardim Rosa Garcia), na ESF “Dr. Simeão Orsi” (Vila Angélica), na UBS “Dr. Almiro dos Reis” (Vila Dr. Laurindo) e na ESF “Dr. Alceu Machado Filho” (Vila São Cristóvão).

Outubro Rosa – A Campanha foi criada na década de 90, quando a Fundação “Susan G. Komem for the Cure” criou o laço cor-de-rosa, que é o símbolo da prevenção ao câncer de mama, distribuindo-os aos participantes da primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e que agora acontece anualmente.

Em todo o mundo, o “Outubro Rosa” tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença, fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário