segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Inspeção Municipal certifica mais três produtores de alimentos de origem animal

Foram certificados os estabelecimentos "Sabor do Interior", "De Buffala's" e "Aquicultura Christófori", respectivamente, açougues, produtor de queijos e outros lácteos de búfala e piscicultor que produz filés de tilápia e derivados.

Certificação - Divulgação / Prefeitura de Tatuí

Na última sexta-feira (1º/10), no Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”, três estabelecimentos, que receberam recentemente o Selo do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foram certificados pelo prefeito, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior. Na cerimônia, também estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Júnior; a diretora de Agricultura, Fabiana Grechi; o diretor interino do S.I.M., Douglas Rosa; e a coordenadora do S.I.M., Thais Bimbatti.

O Selo garante ao consumidor a aquisição de produtos com qualidade comprovada, rastreada e fiscalizada de acordo com as normas sanitárias vigentes, o que permite uma credibilidade e segurança maior no consumo de produtos de origem animal.

Foram certificados os estabelecimentos: “Sabor do Interior”, “De Buffala’s” e “Aquicultura Christófori”; respectivamente, uma rede de dois açougues; um produtor de bubalinos, que fabrica queijos e outros produtos lácteos; e um piscicultor que produz filés de tilápia e derivados.

O Departamento de Agricultura da Prefeitura de Tatuí fornece orientações e suporte técnico para os interessados na certificação. Mais informações podem ser obtidas pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Casa da Agricultura (Rua Treze de Maio, nº 1084, Centro), pelo e-mail sim@tatui.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3305-4385.

Sobre o S.I.M. – O serviço foi criado em maio de 2019, por meio da Lei Municipal nº 5.352, e, desde então, vem sendo estruturado de modo que possa atender a todas as demandas necessárias para, futuramente, migrar para a comercialização estadual, através do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA, que permitirá, inclusive, a comercialização interestadual dos produtos.

A implantação do S.I.M., além de aumentar a confiabilidade na qualidade dos produtos processados de origem animal, é uma ferramenta para promover o melhor desempenho do setor, visando a ampliação das vendas e retirando o empreendedor da clandestinidade, refletindo diretamente em um maior desenvolvimento rural do município, gerando mais empregabilidade e movimentando a economia local.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente oferece aos produtores agropecuários, aos empresários, aos empreendedores do setor alimentício e aos microempreendedores de Tatuí orientações e visitas técnicas às propriedades (dentro das limitações impostas pela pandemia) a fim de instruir, para que mais produtos sejam certificados, criando fontes de renda e tirando-os da ilegalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário