quinta-feira, 2 de março de 2023

Biblioteca Municipal recebe palestra "Inclusão é Ação"

será ministrada por Vade Manoel Ferreira, secretário-geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Tatuí (CMDPD) e coordenador da APODET.

Vade Manoel Ferreira (PMT-DI)


01/03/2023 | Nesta sexta-feira (03/03), das 10h às 11h30, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, de Tatuí, sediará a palestra “Inclusão é Ação”, ministrada por Vade Manoel Ferreira, secretário-geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Tatuí (CMDPD) e coordenador da APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí.

O evento é agendado para os alunos da E.E. PEI “Barão de Suruí”, mas caso alguém se interesse também poderá prestigiar. Basta comparecer à biblioteca, situada na Rua Santa Cruz, n° 405, Centro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-5647 ou pelo e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br.

SOBRE O PALESTRANTE

No dia 21 de junho de 2016, em um acidente de trabalho, Vade Manoel Ferreira recebeu uma descarga elétrica de 13.800 volts. Precisou ficar dois meses internado em um hospital, fazer 14 cirurgias e três amputações, sendo duas no braço direito e uma no esquerdo, tornando-se, desta forma, uma pessoa com deficiência.

Desde então, seus olhos se abriram e começou a enxergar um público que, devido às deficiências física, visual, auditiva ou intelectual, tem sofrido os mais diversos tipos de preconceitos. “Foi aí que nasceu em mim o desejo de realizar algo para mudar esta situação, mas o que fazer? Em janeiro de 2019, ouvi falar que teria a eleição para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Tatuí (CMDPD) e percebi que era a oportunidade para desenvolver o trabalho que gostaria. Então, fiz a minha inscrição e entrei para o Conselho”, conta Vade.

No final de 2020, ele passou a coordenar a APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí, desenvolvendo várias atividades de conscientização, respeito e empatia, dentre elas, a realização de palestras em empresas sobre segurança no trabalho, superação e inclusão das pessoas com deficiência.

Com o objetivo de ampliar a conscientização e construir uma sociedade sem preconceitos, Vade realiza o Projeto “Sinta, Entenda e Mova esta Causa”, que, por meio de palestras e experiências de vida, leva o público a se colocar no lugar do outro por meio de uma reflexão importante: “e se fosse você?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário