sábado, 1 de janeiro de 2022

Maestro Emmanuele Baldini assume Sinfônica de Tatuí

Músico italiano assumirá o cargo no Conservatório durante o próximo ano letivo de 2022

CRUZEIRO DO SULredacao@jornalcruzeiro.com.br, com edição do DT

EMMANUELE BALDINI ESTÁ NO BRASIL DESDE 2005 (CRÉDITO: DIVULGAÇÃO)

31/12/2021 |  O Conservatório de Tatuí, instituição pública considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, anuncia a chegada de Emmanuele Baldini como maestro de sua Orquestra Sinfônica. O músico italiano, radicado no Brasil desde 2005, tem em seu currículo larga experiência artística e pedagógica, e assumirá a titularidade do cargo em 2022.

O equipamento é mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura. Baldini ocupa atualmente a função de spalla na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

“O convite para ser maestro da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí veio em um momento pessoal muito significativo. Em dezembro completo 50 anos de idade e, ao longo da minha trajetória profissional, pude acumular uma bagagem musical relevante”, afirmou Baldini na ocasião.

“Agora, terei a oportunidade de compartilhá-la com os alunos e bolsistas do Conservatório de Tatuí, para que juntos possamos conquistar um espaço especial no panorama das orquestras jovens da capital [sic].”

O maestro oferecerá master classes mensais aos alunos bolsistas do grupo. “Tenho grandes ideias e estou planejando uma temporada muito rica e variada, com muito respeito e admiração, pois sei que vou integrar uma família com excelentes profissionais”, diz o músico, que trabalhará ao lado dos outros grupos artísticos e professores.

“O Conservatório de Tatuí passa por um momento de melhorias e inovações em seus cursos e grupos artísticos e o maestro Emmanuele Baldini assume a missão de manter a excelência musical da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e do ensino oferecido aos alunos e bolsistas” afirma Renato Bandel, gerente artístico musical do Conservatório de Tatuí.

“Baldini já acompanhava o trabalho desenvolvido pela instituição há alguns anos e demostrou muita sinergia com a escola, além de profunda admiração pela tradição e o legado.”

O maestro

Italiano, Emmanuele Baldini iniciou seus estudos musicais em Trieste com Bruno Polli, aperfeiçoando-se em Genebra com Corrado Romano, e em Salisburgo e Berlim com Ruggiero Ricci.

Mais recentemente, especializou-se em regência com Isaac Karabtchevsky e Frank Shipway. Desde sua juventude ganhou inúmeros concursos internacionais, entre os quais se destacam o “Premier Prix de Virtuositéavec Distinction” e o “Forum Junger Künstler”.

Baldini tocou como violinista ou em duo pelo mundo inteiro, com cinco turnês no Japão, quatro nos EUA, uma na Austrália, e já se apresentou em todas as principais salas de concerto das capitais europeias, além da América latina. Sua incansável curiosidade e paixão pela música fez o músico ampliar seus horizontes. Depois de uma carreira notável como violinista, começou a se aperfeiçoar como regente.

O novo maestro da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí também fundou o Quarteto Osesp, intensificou sua atividade didática e, com o violino, começou a explorar o precioso repertório brasileiro, que resultou em inúmeras gravações, para vários selos, entre os quais os elogiados Da Vinci Classics e Naxos.

Como regente, destacam-se concertos no Teatro Colón, de Buenos Aires, no Teatro del Sodre, de Montevidéu, da própria Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo Osesp e apresentações com as principais orquestras da América latina. De 2017 a 2020, Baldini foi diretor musical da Orquestra de Câmara de Valdivia, no Chile. E é o atual diretor artístico da Orquestra de Câmara -- Sphaera Mundi, de Porto Alegre/RS.

Conservatório

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente, é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina, que pertence ao Governo do Estado de São Paulo.

Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria.

Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela.

É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível.

Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei estadual em janeiro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário