sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Tatuí é a cidade mais segura do Estado, diz pesquisador

Melhores números de Tatuí foram os de homicídios e roubos; classificação é por pontos perdidos; foram pesquisadas cidades com mais de 100 mil habitantes.

Da Agência 14News com copidesque do DT

27/01/2022 | Um levantamento feito pelo pesquisador João Carlos Vieira e enviado ao site 14News, de Botucatu, comparou índices criminais de cidades com mais de 100 mil habitantes referente ao ano de 2021.

Os dados levam em conta os registros que constam na Secretaria de Segurança do Estado. Na soma geral, Botucatu ficou entre as 7 com menores índices criminais se comparado com o total de 81 cidades analisadas. Tatuí aparece em primeiro lugar.

Tatuí somou 123 pontos negativos e tem seus melhores números em relação a homicídios (5ª cidade com menos casos: foram 2) e roubos (5ª colocação). Em número de furtos ficou na 20ª colocação; em furtos ou roubos de veículos na 29ª colocação.

Na segunda colocação ficou Atibaia com 126 pontos negativos: 4ª cidade com menos casos de homicídio, 15ª em roubos e furtos/roubos de veículos e 27ª em furtos. 

Na terceira posição ficou Praia Grande com 129 pontos negativos; e Itapetininga na quarta colocação com 139 pontos negativos. Botucatu, onde foi feita a pesquisa, registrou 165 pontos negativos, na sétima colocação. 

José Carlos Vieira faz esse tipo de levantamento desde 2009. Veja abaixo as 10 cidades mais seguras.



O Autor explica os dados:

A fonte de dados para esse estudo é a própria Secretaria de Segurança Pública do Estado de São. Anualmente, no final do mês de janeiro, ela publica os indicadores de segurança do ano anterior;

Desde 2009, começamos, em parceria com o comando da PM de Botucatu, da Polícia Civil e da GCM, a elaborar um comparativo entre todas as cidades paulistas com população acima de 100 mil habitantes;

Desde aquele ano, até 2019, último ano em que fizemos este estudo, Botucatu sempre esteve entre as 10 cidades com as mais baixas taxas de criminalidade. Considerando a década 2010/2019, Botucatu foi a cidade com melhores indicadores. Os delitos cujos indicadores são usados para se definir a segurança de um dado local/cidade são aqueles que atentam contra a pessoa e contra o patrimônio. Dentre todos os delitos com essas características, são usados para comparação o HOMICÍDIO, o FURTO, o ROUBO e o FURTO E/OU ROUBO DE VEÍCULOS;

A metodologia do trabalho atribui pontos de penalização e pesos a cada um dos crimes analisados. Assim, a cidade que registrou o menor número de homicídios por 100 mil habitantes (taxa), sofre a menor penalização. E assim subsequentemente. 

O delito de homicídio é aquele cujo peso é maior – 6 pontos perdidos para cada posição no ranking. Exemplo: Botucatu, neste ano de 2021, registrou uma taxa de 3,52 homicídios para cada 100 mil habitantes. Esta marca a colocou na posição 22 do ranking, o que a fez perder 132 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário