quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Sítio do Carroção: como nasce uma empresa?

Como nasce uma empresa? Como se desenvolve? Qual sua real finalidade? Essas perguntas tão simples nos fazem pensar na linha do tempo. Mas o tempo, que é a História, nunca é somente linear. A História do Sítio do Carroção, como toda história, não segue rigidamente um plano fixo, nem se direciona para metas delimitadas e estreitas. É uma história que corre como a água, que "não sabe se vai cair ou cantar, na cachoeira, e que corre, e corre, ligeira", como diria Manoel Cerqueira Leite, professor catedrático, poeta e patriarca da família Rocha Leite.

Foi ele e sua esposa D.Ruth que adquiriram o sítio Ribeirão das Pederneiras, nos anos sessenta, somente pensando no lazer da família, e no sonho de plantar por simples prazer. Nunca poderia imaginar que seu filho Luís Gonzaga, que detestava "as quatro paredes da escola" e se tornou publicitário e artista plástico, iria fazer dessa pequena área um grande empreendimento. O que começou em família logo se ampliou como empresa, para depois tomar seu rumo, como acampamento de férias para crianças. A vocação para a Pedagogia sempre esteve latente no pensamento do idealizador: Luís Gonzaga nos relata essa passagem de 1979 em "Uma ideia que caiu do céu". Mas o Sítio do Carroção, como as águas, segue seu destino incorporando novas ideias e vocações. Hoje, ele segue nas mãos firmes de equipes rigorosamente treinadas para atender às exigências de seu público. São mais de 120 funcionários diretos, chegando a quase 200 em suas temporadas de férias, distribuídos entre inúmeras equipes. 

Observando a linha do tempo, percebemos que a empresa que nasceu de um sonho de lazer familiar desenvolveu-se a partir da demanda de seus clientes e suas metas vão se ampliando cada vez mais para seguir sua missão, que se mantém firme: inovar sempre, constituir sólidas bases operacionais e, principalmente, manter um canal aberto com seus diversos públicos para atender cada vez melhor.

Do canal SitiodoCarrocao, no YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário