terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Mata Atlântica ainda preservada será tema no Museu de Tatuí

Enquanto prepara-se para divulgar um projeto inédito que promete ser o divisor de águas no setor de cultura no município, o Museu Histórico Paulo Setúbal anuncia para o próximo dia 21 de fevereiro uma nova exposição. A sala de acervos temporários receberá a mostra Mata, dos artistas plásticos Brunivo Buttarelli e Regina Carmona. A abertura acontece na própria sexta-feira, às 20h30.

O trabalho é fruto de uma imersão dos artistas junto a áreas ainda preservadas da Mata Atlântica. Em janeiro de 2014, Brunivo e Regina realizaram um trabalho de pesquisa e vivência artística em um nicho ambiental no sul do estado de São Paulo. “Em meio a muitas nascentes, mata fechada e reserva de árvores nasceu essa exposição com forte característica natural”, explicam os artistas.

Brunivo Buttarelli é um escultor italiano que utiliza matérias como pedra, ferro e madeiras, que se mesclam numa grande variedade de formas e amplitude de uma linguagem que se baseia na história da terra, dos fósseis, do registro da vida. Já Regina Carmona é uma artista multidisciplinar brasileira que trabalha essencialmente com instalações sensoriais recriando um dialogo efêmero e constante com a natureza, no contraponto e integração entre o ser e o destino.


A coordenadora do Museu, Raquel Fayad, lembra que a programação de 2014 terá diferentes opções de abordagens, técnicas e temáticas; além de novos projetos e programas já consagrados no ano passado, como é o caso da Seresta com Ternura, que acontece toda segunda sexta-feira de cada mês, em frente ao Monumento aos Seresteiros. “As atividades culturais estão transbordando pelas portas e janelas e ganhando a Praça, transformando o Museu num espaço vivo, aberto a novas e tradicionais manifestações que compõe o elemento cultural tatuiano, aliado a trabalhos de artistas de renome dentro do cenário brasileiro e mesmo internacional”, argumentou.

A exposição fica em cartaz até o dia 23 de março. A visitação gratuita está disponível de terça a sexta, das 08h30 às 18h30, e aos sábados e domingos, das 09h às 17h. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” fica na Praça Manoel Guedes, 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo (15) 3251-4969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário