sábado, 8 de fevereiro de 2014

Vereador quer mudar nome de trecho de rua

O vereador Marquinho da Santa Casa apresentou um projeto de lei que dá nova denominação ao trecho da Rua São Bento, entre a Rua Quinze de Novembro e a Rua Juvenal de Campos, área do Conservatório de Tatuí, com o nome do maestro Antonio Carlos Neves Campos, falecido em 2013.

Justifica-se este projeto lei, com a mais nobre intenção de agraciar, de registrar na história e vida de nossa cidade o nome do saudoso Maestro Antonio Carlos Neves Campos, nascido em 23 de abril de 1948, e falecido em 22 de outubro de 2013. A homenagem é indiscutivelmente justa, mas a mudança de nome de um trecho da rua trará prejuízos à finalidade primeira da denominação, que é a localização dos imóveis.

Veja abaixo a biografia de Antonio Carlos Neves Campos:
Filho de Joaquim da Silva Campos e Therezinha Neves Campos, Antonio Carlos era o irmão mais velho de Joaquim Roberto, José Guilherme e Maria Cecília. Foi casado com Terezinha Ayres Cabral Campos, com quem teve o filho Antonio Carlos Cabral Campos.

Nos estudos regulares, formou-se dentista pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Foi vereador de Tatuí na legislatura 1993/1996 e ocupou o cargo de secretário da Mesa da Presidência. Mas a música sempre foi sua paixão. O Maestro Neves tem um currículo artístico que dispensa maiores detalhes: formou-se em piano clássico pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, em 1964, e concluiu sua formação básica na Potsdam Central School, em Nova York. Entre 1984 e 2008 ocupou o cargo de Diretor Artístico do Conservatório de Tatuí. Foi responsável pela implantação de vários cursos musicais e pela profissionalização dos conjuntos de música da escola Tatuiana.

Digníssimo Maestro, durante sua gestão a frente do Conservatório de Tatuí, elevou esta instituição ao “status” de maior e melhor escola de música da América Latina. Desta forma, nada mais do que louvável a denominação deste pequeno trecho com seu nome, trecho este onde está localizado o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí.

Neves, com seu intenso trabalho no Conservatório ainda escrevia arranjos para músicos como Wagner Tiso, Altamiro Carrilho e Elba Ramalho. Também fez arranjos musicais para as principais orquestras brasileiras e, como maestro, regeu concertos no Brasil e no exterior. Sua produção musical foi intensa como arranjador, pianista e maestro, gravando três CDs com Toquinho.

Além da direção do Conservatório de Tatuí, o tatuiano foi coordenador geral do Festival de Inverno de Campos do Jordão, projetou o Programa de Apoio às Bandas (Pró-Bandas), da Secretaria de Estado da Cultura, criou o Festival de MPB de Tatuí e teve participação decisiva para implantação do Festival de Música de Ourinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário