terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Equipamento quebrado faz cirurgias serem canceladas

Do G1- A quebra de uma autoclave, equipamento usado na esterilização de material cirúrgico, na Santa Casa de Tatuí, gerou reclamações de pacientes que esperam por cirurgias. Sem o aparelho em funcionamento, os procedimentos tiveram que ser adiados. Conforme mostra reportagem exibida pela TV TEM nesta segunda-feira (17), os parentes dos internados fizeram um protesto cobrando providências.

Entre as pessoas que aguardam por cirurgia está a aposentada Joaquina Valêncio, de 90 anos, internada desde a semana passada. Ela caiu e quebrou o fêmur, e permanece em uma cama do hospital sem conseguir se mexer. A filha dela, a aposentada Ana de Lourdes Valêncio Miranda, afirma que a falta de intervenção piora o quadro de recuperação da mulher. “Se ela tivesse feito a cirurgia, já estaria se recuperando, agora está ficando debilitada”, comenta.

A família ainda conta que a intervenção cirúrgica deveria ter sido feita na última quarta-feira (12), mas foi remarcada para esta terça-feira (18). A neta da idosa, Viviane Duarte Alves, também reclama. “A população não pode sofrer por isso. Até quando vamos passar por isso?”, questiona.

A quebra da autoclave afeta outros pacientes que aguardam para serem operados. É o caso de um jovem de 19 anos que sofreu um acidente de trânsito. Ele teve fratura exposta do fêmur e dois dedos quebrados. A tia dele, a comerciante Marilene do Prado Vieira, conta que não há previsão para cirurgia. “Segundo os médicos, talvez na semana que vem seja operado se abrir vaga. Isso porque a Santa Casa está sem possibilidade de fazer a cirurgia nele”, comenta.

Segundo a provedora da Santa Casa de Tatuí, o equipamento parou de funcionar na quarta-feira (12), mas foi arrumado no mesmo dia e na quinta-feira (13) voltou a funcionar normalmente. Mesmo assim, nem todas as cirurgias foram remarcadas até agora. Segundo a assessoria de imprensa, a agenda está sendo refeita e as cirurgias vão ser realizadas, mas ainda não é possível passar as datas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário