quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Após ataques a ônibus, polícia faz escolta de estudantes

Do G1- Após os ataques a ônibus registrados entre a noite de quarta-feira (19) e a madrugada desta quinta-feira (20) em Tatuí, moradores e pais estão apreensivos. Muitos decidiram não mandar os filhos para a escola ou então levaram pessoalmente os estudantes para evitar que eles embarcassem nos ônibus escolares. Para prevenir novas ações criminosas, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal passaram a manhã fazendo escolta dos veículos.

De acordo com o sub inspetor da GCM, Roberto Carlos Antônio, as operações de escolta começaram ainda na madrugada desta quinta-feira. Na porta de algumas escolas e nas ruas do bairro Gonzaga, um dos locais onde criminosos incendiaram um dos veículos, a concentração de PMs também era grande. Todos os ônibus escolares eram escoltados por uma viatura até os bairros onde os atentados foram registrados. Além do Gonzaga, houve ataques na Vila Angélica e Jardim Aeroporto. Com o reforço na segurança, os ônibus recolheram pelo menos 400 alunos no período da manhã. As escoltas continuam na volta para casa e para as próximas turmas do período da tarde. (Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM)

Apesar das escoltas, os ataques aos ônibus assustaram muitos pais. Alguns estão com medo de novos atentados. A dona de casa Maria de Fátima Aparecida Cardoso conta que preferiu não deixar a filha ir para a escola. Ela afirma que a menina só voltará a pegar o ônibus quando a situação estiver mais segura.

Já o frentista José Marília preferiu levar a filha para a escola ao invés de colocá-la no ônibus escolar. Ele também diz que só voltará a deixar a criança embarcar no transporte público quando se sentir mais seguro.


Na madrugada, viaturas da PMs aguardam os veículos escolares (Foto: Fábio Campos / TV TEM)

Atentados

Ao todo, três ônibus foram incendiados na cidade. A Polícia Militar não descarta a possibilidade dos atentados aos ônibus estarem relacionados à morte do adolescente de 16 anos durante um tiroteio. Segundo o boletim de ocorrência, três menores em situação suspeita teriam sido abordados por policiais. Um deles tentou fugir e atirou contra um policial.

A PM afirma que ele estaria envolvido em uma tentativa de roubo a um carro em um bairro às margens da rodovia Mário Batista Mori (SP-141). A ação dos criminosos foi percebida pelos donos do veículo que faziam venda de enxovais na Vila Angélica. A motorista acionou a PM ao perceber que era seguida.

Quando a polícia chegou ao local, os suspeitos começaram a disparar. De acordo com o tenente João Paulo de Miranda, o jovem de 16 anos disparou três vezes. Um dos policiais revidou com nove tiros. Quatro atingiram o menor, que morreu no local. Os outros dois adolescentes foram detidos e encaminhados à delegacia de polícia e, depois, liberados.

A PM abriu sindicância para apurar a conduta dos policiais na abordagem. A Polícia Civil também investiga o caso e se há ligação entre as ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário