terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Centro Municipal de Fisioterapia atenderá 80 pacientes/dia

Serviço inédito funciona com o dobro de profissionais que atuavam na Santa Casa - Depois de duas ações inéditas, as implantações do Ambulatório de Curativos e a do serviço de hemodiálise aos pacientes da UTI e doentes renais crônicos que utilizam a Santa Casa, Tatuí inaugurou nesta segunda-feira, 24, mais uma iniciativa inovadora: O Centro Municipal de Fisioterapia. O espaço funciona na Rua 7 de Maio, 793, no Centro, e servirá como referência de atendimento gratuito para população. 

A criação do Centro serviu como alternativa à desativação da unidade de reabilitação que funcionava na Santa Casa. A ideia ganhou corpo e respaldo entre os profissionais e técnicos do setor de saúde como uma forma de concentrar equipamentos e profissionais especializados num serviço de referência com foco na ortopedia. A nova unidade conta com quatro profissionais – o dobro do que era disponibilizado no hospital filantrópico – que atendem em dois turnos. Cerca de 80 pacientes por dia devem ser atendidos em média. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As salas de atendimento são divididas com cortinas para dar maior privacidade ao paciente, além de sala de cinesioterapia, avaliação e recepção. 

Os pacientes que receberão atendimento de fisioterapia são encaminhados pelos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Grande parte dos atendidos é vitima de trauma, como quedas e acidentes de trânsito. “As UBS do Santa Rita, Valinhos e do Centro, continuam oferecendo o serviço de fisioterapia. Porém, alguns atendimentos de maior complexidade serão canalizados para o Centro Municipal", argumento Silvia Mateus dos Santos, fisioterapeuta responsável pela coordenação do projeto.

Já o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, destacou o caráter inovador da iniciativa. Lembrou ainda que o trabalho de reestruturação do setor vem sendo árduo, mas recompensador. Destacou os investimentos em equipamentos e recursos para a Santa Casa – o maior repasse da história – a revitalização das UBS, a conclusão do CEMEM e a construção da UPA como ações fundamentais para melhoria definitiva da saúde. “Ao mesmo tempo em que canalizamos esforços para solucionar problemas pontuais e remodelar a estrutura administrativa e de atendimento na saúde, estamos investindo em novidades e serviços inéditos como é o caso do Centro Municipal de Fisioterapia”, finalizou.

Autoridades

Também participaram da inauguração os vereadores Antônio Marcos de Abreu, Jorge Sidney Rodrigues Costa e Rosana Nochele Pontes, do atual secretário da Saúde, Fábio Vila Nova, e do ex-titular da pasta, José Luiz Barusso, além de secretários municipais, servidores públicos, em especial do setor de saúde, populares e pacientes. 

Fisioterapia

A fisioterapia é o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Para isso, usa métodos como massagem e ginástica, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos especiais. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental.

Mais informações podem se obtidas pelo telefone (15) 3305-1290.

Nenhum comentário:

Postar um comentário