quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Transporte coletivo noturno de Tatuí será suspenso após ataques

Do G1, editado - A empresa responsável pelo serviço de transporte coletivo em Tatuí informou na tarde desta quinta-feira (20) que a linha Vila Angélica, que atendem os bairros Jardim Aeroporto, Gonzaga e Vila Angélica, será suspensa no período noturno. O serviço que era oferecido até as 0h, será paralisado às 19h. A medida é preventiva depois de ataques contra ônibus na cidade entre a noite de quarta-feira (19) e madrugada desta quinta-feira.

De acordo com o responsável pela transportadora Rosa, Eduardo Medeiros, o objetivo da interrupção do serviço é para preservar os funcionários, clientes e até mesmo o patrimônio da empresa. Durante os ataques, três veículos foram incendiados. Um deles, pertence à Rosa.

Ainda de acordo com o gestor, os serviços serão retomados normalmente a partir das 6h desta sexta-feira (21). Em nota, a empresa ressaltou que está preocupada com a situação, uma vez que a repetição de tal ocorrência colocará em risco a integridade de funcionários e usuários. “Assim, até que fique regularizada a situação referente à segurança, os ônibus do transporte urbano terão atividade suspensa no período noturno”, destaca.
Os ataques
Três ônibus, sendo um do transporte coletivo público, um veículo usado para o transporte de trabalhadores rurais e um micro-ônibus, foram incendiados. Os casos ocorreram nos bairros Jardim Aeroporto, Gonzaga e Vila Angélica. A Polícia Civil acredita que as ações criminosas tenham ocorrido em represália à morte de um adolescente de 16 anos durante tiroteio com a Polícia Militar na tarde de quarta-feira.

Outro adolescente suspeito de incendiar o ônibus do transporte coletivo foi detido. De acordo com a Polícia Civil, o jovem foi apreendido pela Guarda Civil Municipal no bairro onde mora e onde também ocorreu um dos crimes, Jardim Gonzaga, na manhã desta quinta-feira (20).

Segundo o delegado responsável pelo caso, Paulo Cezar Tolentino, os guardas municipais chegaram ao menor depois de denúncias anônimas. Ele foi encaminhado para a delegacia do município, onde confessou o crime. O adolescente foi levado para a Vara da Infância e Juventude, onde será decidido se ele será levado para alguma instituição da Fundação Casa.

O jovem de 17 anos é suspeito de ter colocado fogo no primeiro ônibus incendiado, em Tatuí. O veículo foi atacado no fim da noite desta quarta-feira (19), às margens da SP-141. De acordo com Tolentino, outros dois jovens teriam participado do crime.

Em depoimento, o motorista deste veículo afirmou que os criminosos estavam à beira da rodovia e fizeram sinal para embarque. Quando o veículo estacionou, eles entraram no ônibus, expulsaram e roubaram dinheiro do motorista, e atearam fogo no interior do ônibus usando gasolina. Os bombeiros foram acionados e conseguiram controlar as chamas, mas o veículo ficou completamente destruído. O fogo também se alastrou pela vegetação ao lado da rua.

O segundo veículo atacado não chegou a pegar fogo. A tentativa de incêndio aconteceu minutos depois no Jardim Aeroporto, bairro localizado próximo ao primeiro incêndio. Segundo a Polícia Civil, dois adolescentes atearam fogo a um pedaço de espuma e colocaram-no embaixo do ônibus estacionado. Policiais foram ao local e conseguiram apagar as chamas com ajuda de galhos de árvores. Os jovens foram detidos e levados para a delegacia. Eles vão responder em liberdade.

O terceiro caso aconteceu por volta das 1h30 desta quinta-feira. Um micro-ônibus estacionado foi incendiado na Vila Angélica. Não havia ninguém dentro do veículo, e ninguém foi detido.
Policiamento foi reforçado na cidade após ataques (Foto: Evandro Ananias / Secom Tatuí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário