quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Mamografia pode ser agendada para mulheres entre 50 e 69 anos

Do G1- Mulheres com idades entre 50 e 69 anos, que nasceram em ano par e fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro, já podem marcar exames de mamografia sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do programa "Mulheres de Peito" é rastrear o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção precoce da doença. Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para o call center da Secretaria, pelo número 0800 779 0000. O serviço telefônico estará disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às17h

A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em 45 dias após a solicitação do exame. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso. Quanto antes os tumores forem descobertos, maiores são as chances da paciente ser curada. Os exames serão realizados no Centro Radiológico de Tatuí e Clínica Radiológica de Tatuí.

Em março será a vez das aniversariantes de março realizarem o agendarem sem necessidade de pedido médico.
Esta primeira fase do programa é destinada a quem nasceu em ano par, mas caso a mulher tenha nascido em ano ímpar e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário, ainda este ano. As mulheres nascidas em ano ímpar e que realizaram o exame recentemente terão a oportunidade agendar a mamografia em 2015, também no mês do aniversário. Doze mil mamografias a mais serão ofertadas na rede com o programa.

Exames de mamografia devem ser agendados por telefone (Foto: Prefeitura/Maurício Rocha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário