quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Tatuí não corre risco de desabastecimento de água

Mesmo diante da estiagem inesperada e totalmente fora dos padrões para os meses de janeiro e fevereiro, Tatuí não corre risco de desabastecimento de água. Na manhã desta quinta-feira, 6, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, conversou com o gerente divisional, Adriano José Branco, e gerente regional da Sabesp, Mario Eduardo Pardini, para discutir a situação das reservas de água do município.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo esclareceu ao prefeito que, até o momento, tanto a cidade quanto a região não correm risco da falta de água. Informou que tem redobrado o esforço e o trabalho para garantir aos cidadãos o fornecimento. Mananciais, como os rios Tatuí e Sarapuí, vêm sendo constantemente monitorados, assim como os poços profundos dos bairros rurais dos Mirandas, Souzas, Congonhal, Guaxingu, Enxovia, Portal das Nogueiras, Vale dos Lagos e Distrito da Americana.

Branco lembrou, porém, que a população deve redobrar os cuidados adotando medidas simples, mas que fazem muita diferença. Ele destacou que é hora de substituir os discursos de preservação e racionalização hídrica, por práticas que no dia a dia permitem efetiva economia. “É preciso que essa consciência aconteça não somente nos momentos de crise, de falta de chuvas, mas em todos os dias. Hábitos como tomar banhos mais curtos, fechar o chuveiro para se ensaboar, utilizar a máquina de lavar roupas com capacidade máxima, fazer barba e escovar os dentes com a torneira fechada e não usar esguicho para lavar a calçada e o carro, são alguns desses exemplos”, explicou.
Segundo Manu, técnicos do setor do meio ambiente deverão acompanhar diariamente a evolução do quadro e reforçar junto a todos os setores da administração municipal a necessidade de redobrar atenção na economia de água. O prefeito irá também editar, já nesta sexta-feira, 7, uma ordem de serviço determinando redução no consumo. “Mesmo com as notícias favoráveis, temos acompanhado o quadro que mesmo no estado de São Paulo é preocupante em muitas cidades. Nada mais justo e correto que o poder público municipal dê exemplo aos cidadãos do uso racional desse bem tão precioso”, finalizou.

Comunicação Prefeitura de Tatuí / Foto: Evandro Ananias





Nenhum comentário:

Postar um comentário