quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Núcleo de Educação Ambiental inicia atividades com 480 alunos

Sede do projeto funciona em sala especial no parque ecológico Maria Tuca. O Núcleo de Educação Ambiental “Rita Correa Coelho” teve sua primeira aula realizada na última quinta-feira, 22. O projeto instituído no final de 2012 pela Prefeitura de Tatuí não chegou a ser implantado e terá agora aulas semanais. A sede é o parque ecológico Maria Tuca, que destinou uma sala especial para as lições voltadas à ecologia e ao meio ambiente.

As aulas acontecem no contra-turno escolar. Os alunos que estudam no período da manhã vão ao projeto à tarde. Já os estudantes da tarde frequentam o núcleo ambiental pela manhã. Ao todo, quatro escolas serão beneficiadas “Alan Alves de Araújo”, “Sarah de Campos Vieira dos Santos”, “Lígia Vieira de Camargo Del Fiol” e “Eugênio Santos”. Os alunos participantes pertencem aos quartos, quintos e sextos anos do ensino fundamental.

O transporte dos alunos será realizado pela própria Secretaria de Educação, Cultura e Turismo. Os integrantes também terão direito a lanche e merenda. Serão 80 alunos atendidos por período, 160 por dia – chegando ao total de 480. As aulas acontecem três dias por semana, das 8h às 10h50, pela manhã, das 14h às 16h50, à tarde.

Segundo a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, o objetivo do projeto é promover um curso diferenciado onde as crianças possam aprender conceitos relativos ao meio ambiente num espaço integrado à natureza. “O Parque ‘Maria Tuca’ conta com um ambiente natural que propicia o contato direto com a natureza e a construção do vínculo entre o aluno e o meio ambiente. A ideia é que esses alunos se tornem multiplicadores dessas lições junto aos seus familiares e a comunidade na qual estão inseridos”, explicou.

A gestão pedagógica do projeto está a cargo da professora Silvia Regina do Canto e Silva, que é supervisora da rede municipal de Educação. A coordenadora é a professora Marcele Taborda da Silva. As aulas são divididas em oficinas sobre o meio ambiente com a bióloga Marilia de Camargo Barros Carriel, ateliê sustentável com professor de arte Darlison Mariano de Barros, horta com professor Julio Reinaldo Menezes e recreação com professor de educação física, Altair Benedito Vieira.

A aula inaugural empolgou as crianças que puderam, entre outras atividades, conhecer dois filhotes de gambá que ficaram órfãos e vêm sendo cuidados pela Polícia Militar Ambiental, antes de serem reintegrados ao seu habitat natural. Um dos destaques da programação muito esperada pela garotada serão as aulas de pesca esportiva, que trabalharão conceitos sobre preservação hídrica, biologia dos peixes e ainda alimentação saudável.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, visivelmente emocionado com a homenagem prestada à sua mãe ainda em 2012, quando era vereador, falou sobre a importância desse projeto. “É uma grande alegria ver nossos alunos estimulados, motivados com esse novo curso que pretender levar conhecimento de uma maneira divertida, para que o respeito ao meio ambiente seja incorporado ao dia-a-dia de nossos alunos e os acompanhem ao longo de toda vida”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário