domingo, 2 de fevereiro de 2014

Orquestra do Conservatório de Tatuí abre temporada na Sala São Paulo

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre sua temporada artística de 2014 e das celebrações dos 60 anos do Conservatório de Tatuí na mais importante sala de concertos do país. O concerto, com participação especial do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, será no domingo, dia 16 de fevereiro, às 11h, dentro da consagrada série “Concertos Matinais”. Os ingressos são gratuitos.

A apresentação terá regência de João Maurício Galindo, um mais ativos maestros da atualidade. A preparação do coro é do maestro Cadmo Fausto. O repertório preparado para a ocasião, com duração de cerca de 70 minutos, inclui a Sinfonia nº 1 de Ludwig van Beethoven e “Vesperae Solemnes de Confessore” (Vésperas Solenes), de W. A. Mozart, para coro e orquestra.

A Sinfonia nº 1 foi a primeira das nove sinfonias de Beethoven. Foi composta em Viena entre 1799 e 1800 e estreada em 2 de abril de 1800. A obra chegou a ser criticada devido a seu aspecto inovador: a abertura começava com a tonalidade principal, numerosas modulações. A obra tem quatro movimentos.
O mesmo concerto contará com a consagrada obra de Mozart, composta como parte de suas funções na corte arquiepiscopal de Salzburgo. As obras trazem uma agitada escrita para cordas e rica declamação coral intercalada com passagens em contraponto erudito. A série de vésperas, de 1780, emprega ampla variedade de recursos estilísticos, desde a escrita fugal a seções na forma de ária e outras em formato antifonal. Torna-se, portanto de difícil execução.

Esta é a primeira vez que a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre sua temporada artística na Sala São Paulo, espaço privilegiado considerado a principal sala de concertos do país. Em outras ocasiões, a partir de 2012, tanto a orquestra quanto o Coro Sinfônico apresentaram-se no mesmo local a convite da Associação Tucca.

Para o diretor executivo Henrique Autran Dourado a apresentação marca o início das celebrações dos 60 anos do Conservatório de Tatuí, consagrada escola de música, luteria e artes cênicas. “Além deste concerto em fevereiro, já temos no dia 29 de setembro uma nova apresentação agendada na Sala São Paulo, também por conta das comemorações dos 60 anos. O ano de 2014 será histórico”, afirmou ele.
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição. O grupo é formado por professores e alunos bolsistas, dando a estes últimos a oportunidade de oferecer uma ampla experiência do repertório sinfônico e também uma antevisão de um possível ambiente de trabalho.

O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988 e é formado por cerca de 30 alunos bolsistas e professores-monitores da instituição. O grupo oferece aos estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral. O Coro Sinfônico vem realizando apresentações importantes de repertório a capella, de música brasileira, repertório sinfônico e óperas.

A apresentação deste dia 16 de fevereiro em São Paulo contará exclusivamente com participação de professores da instituição, todos integrantes da orquestra e do coro.

SERVIÇO 
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
João Maurício Galindo, regente
Participação especial: Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí
Preparador do Coro: Cadmo Fausto
Programa: L. van Beethoven - Sinfonia nº 1; W. A. Mozart - Vesperae Solemnes de Confessore, para coro e orquestra
Duração: aprox. 70min
Entrada franca
Retirada de ingressos na bilheteria da Sala São Paulo a partir de 10/02. Limitação de 4 ingressos por pessoa.
Informações: www.salasaopaulo.art.br
f: (11) 3223-3966

Nenhum comentário:

Postar um comentário