sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Banco de Sangue de Tatuí inaugura ampliação neste sábado, 3

Ampliação deve permitir maior número de doações

Banco de Sangue de Tatuí (Divulgação / PMT)


02/09/2022 |  O Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, irá aumentar sua capacidade de atendimento, após a sua ampliação. A inauguração será neste sábado, 03/09, às 10h.

A obra foi viabilizada através de uma parceria firmada, através de lei municipal, reunindo Prefeitura, Câmara e Santa Casa, o que viabilizou os recursos necessários, algo em torno de R$ 230 mil. 

Atualmente, o Banco de Sangue de Tatuí tem cerca de 3.150 pessoas cadastradas, que são doadores regulares. O Lions Clube de Tatuí é parceiro da sua manutenção. O clube de serviço irá realizar, ainda, neste sábado (03/09), um baile para poder obter recursos para a compra de novos equipamentos para o Banco de Sangue.

O prédio conta agora com mais 48,7 m2, o que vai permitir aumentar os dias de coleta de sangue, hoje realizadas às terças e quintas-feiras. O Banco atende a Santa Casa, o Hospital Unimed, a UPA e o Pronto-socorro. Ele está localizado em prédio próprio nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, que é uma referência para o atendimento médico e cirúrgico para toda a Região, incluindo outros municípios, como Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange e Quadra.

“O Banco de Sangue é muito importante para toda a estrutura de saúde pública de Tatuí, fico muito feliz pela situação atual e parcerias para mantê-lo funcionando, e agora de podermos contribuir para a sua ampliação”, destacou o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior.

Um pouco de história – O Banco de Sangue “Fortunato Minghini” foi fundado pelo Lions Clube de Tatuí, em 1956. Primeiro funcionou em salas internas da Santa Casa. Depois ganhou prédio próprio, através de uma campanha comunitária liderada pelo Lions de Tatuí. Foi equipado com recursos de LCIF, a Fundação de Lions Clubes Internacional. Em 2018, após um período de cerca de 5 anos de inatividade para coletas (funcionando apenas como agência transfusional), o Banco de Sangue reabriu suas portas para a Comunidade, quando foi formalizado um termo de convênio com o Hemonúcleo do Hospital da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), permitindo assim uma parceria técnica.

Desde 2018, as coletas de sangue são agendadas e acontecem às terças e quintas-feiras, sempre a partir das 7h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário