quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Grupo da USP conquista dois títulos em desafio internacional de lançamento de foguetes

TOPUS, da Escola de Engenharia de São Carlos, se destacou na 4ª edição da Latin America Space Challenge, que foi realizado em agosto, em Tatuí.

Por g1 São Carlos e Araraquara, com copidesque do DT 

Veja o vídeo do G1 clicando aqui


O TOPUS, grupo de foguetemodelismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP (TOPUS EESC-USP/Divulgação)


14/09/2022 |  O grupo de foguetemodelismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), venceu duas categorias do Latin American Space Challenge (LASC), um campeonato internacional de lançamento de foguetes.

O Topus venceu em duas categorias: 0,5km Entry-Rocket Solid Rocket Motor - Foguete de entrada com motor sólido de 0,5km; e 1km Solid Rocket Motor - Foguete com motor sólido de 1km.

Na categoria de 0,5km, a equipe participou com o projeto Pégaso 500m, que foi projetado, construído e lançado como projeto de capacitação dos membros que entraram na equipe em 2021.
Já na categoria de 1km, o grupo conquistou o 1º lugar com o projeto Rígel 1km, desenvolvido pelos veteranos do grupo. O apogeu (altitude máxima) atingida pelo projeto Rígel foi de 1.168 metros, enquanto o projeto Pégaso alcançou 745 metros de altura.

O apogeu atingido pelos foguetes, somado à recuperação após o lançamento e a análise dos projetos teóricos, rendeu ao grupo os dois troféus.

"Muitas noites sem dormir, a gente ficou um ano e meio trabalhando nos dois projetos. O pessoal realmente se dedicando bastante em relação a arrumar o dinheiro, fazer a construção do projeto", disse o estudante da USP Bruno Gatti.

Para a construção de um foguete, eles usaram fibra de vidro, material metálico e, no motor, materiais de aço para aguentar altas temperaturas e pressões. "Cerca de 11 quilos no total", disse o estudante da USP Pedro Fontana.

Assim, o Topus se tornou o primeiro tricampeão da categoria 500m de motor sólido (nos anos 2020, 2021 e 2022) e o primeiro bicampeão de 1 km também de motor sólido (2021 e 2022) da maior competição de foguetemodelismo da América Latina e segunda maior do mundo.

Latin American Space Challenge 2022 realizado em Tatuí (TOPUS EESC-USP/Divulgação)


Competição

A 4ª edição da Latin American Space Challenge 2022, realizada em Tatuí (SP), no Cabo Canavial (Gramas Xavier), em 6 e 7 de agosto, teve a participação de dez países nas suas duas categorias: Rocket Challenge e Satellite Challenge. Ao todo, o número de projetos submetidos para a competição foi de 69, com 1.376 participantes.

O resultado da competição foi divulgado no último fim de semana de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário