sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Big Band do Conservatório de Tatuí celebra a história do jazz

Concerto gratuito será na quarta-feira, 28, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira

Foto: Arquivo / Conservatório de Tatuí / Divulgação


23/09/2022 | O Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural do Conservatório de Tatuí será palco do concerto ‘Uma Viagem Pelo Jazz’ apresentado pela Big Band do Conservatório de Tatuí e que é coordenado por Diego Garbin. O grupo se apresenta na quarta-feira, 28, às 20h, com um repertório de clássicos como “Fly Me To The Moon”, e “The Lady Is a Tramp”, ambas conhecidas internacionalmente na voz de Frank Sinatra. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados via plataforma virtual INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Como celebração ao surgimento das Big Bands, movimento cultural popularizado nos Estados Unidos no início do século XX, o programa da Big Band do Conservatório de Tatuí remonta a época conhecida como Era do Swing, quando o jazz ganhou status de música pop e se consagrou em todo o mundo. Benny Goodman, Duke Ellington, Count Basie, Gleen Miller, Lester Young, e cantoras como Billie Holiday e Ella Fitzgerald foram alguns dos nomes mais significativos representando essa época. O jazz é marcado pela improvisação e ritmos não lineares e tem suas raízes na música norte-americana.

Criada em 1975, a Big Band do Conservatório de Tatuí reúne cerca de 20 integrantes, entre estudantes de nível avançado e professores da instituição. O grupo tem o objetivo de fomentar a prática de big band, além de incentivar o estudo de repertório tradicional para esta formação musical. Por ter uma formação versátil, o grupo apresenta uma grande variedade de gêneros musicais -- da música instrumental contemporânea ao jazz tradicional e à música brasileira de vanguarda.

A Big Band do Conservatório de Tatuí é coordenada pelo trompetista e professor Diego Garbin, formado em Trompete na mesma instituição no ano de 2008. Garbin já tocou ao lado de renomados artistas como Hermeto Pascoal e Toninho Horta. Atualmente é professor do curso de Trompete MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí.

PROGRAMA

Rich Hirsch (1970)
Fantasia on an Ellington Theme

Bart Howard (1915-2004)
Fly Me To The Moon

Arranjo: Quincy Jones

Duke Ellington/Irving Mills (1899-1974/1894-1985)
It Don’t Mean a Thing (If It Ain’t Got That Swing)
Arranjo: Matt Harris

Herbie Hancock (1940)
Dolphin Dance
Arranjo: Bob Mintzer

Thad Jones (1923-1986)
US

Maria Schneider (1960)
Green Piece

Dave Holland (1946)
Upswing

Richard Rodgers (1902-1979)
The Lady Is a Tramp

John Coltrane
Giant Steps
Arranjo: Diego Garbin

SERVIÇO
Concerto Big Band do Conservatório de Tatuí - Uma Viagem Pelo Jazz
Data: 28 de setembro de 2022, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário