domingo, 25 de setembro de 2022

Ford prepara Centro de Tatuí para mobilidade do futuro com carros elétricos e autônomos

Estrutura de padrão mundial permite testar veículos para o Brasil e também para outras regiões

GILBERTO LEAL no site Gaúcha ZH, com edição do DT

Operação com padrão de qualidade global (Ford / Divulgação)


17/08/2022 - O avanço da mobilidade do futuro com carros elétricos e autônomos é a proposta do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí. O campo de provas da Ford evoluiu para o desenvolvimento, pesquisa e teste de veículos e tecnologias também de carros do futuro. O Centro de Tatuí acompanha a evolução do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Camaçari (BA) que ocorreu após a Ford encerrar suas atividades de produção no país.

Testes de veículos para o Brasil e outras regiões (Ford / Divulgação)


O novo Centro de Tatuí se prepara para também testar veículos autônomos com a digitalização da operação, sensoreamento de pistas e instalação de antena 5G. Com mais de 40 anos de experiência do campo de provas, o Centro de Tatuí integra a estratégia da Ford na oferta de serviços de engenharia a diferentes segmentos do mercado. A estrutura de padrão mundial permite testar veículos para o Brasil e outras regiões como Estados Unidos, China e Europa reproduzindo as condições e os desafios desses locais a partir da correlação de pistas.

Serviços para diferentes tipos de mercados (Ford / Divulgação)


"Ford é a única empresa da América Latina a contar com uma estrutura completa para desenvolvimento e testes automotivos integrada a um time de engenharia local com capacidade para desenvolver veículos globais"

ALEX MACHADO
Diretor de Desenvolvimento da Ford América do Sul.


Os profissionais do Centro de Tatuí atuam no desenvolvimento, testes, validações e homologações dos modelos do portfólio atual, tanto para o Brasil quanto para a América do Sul.

Também participam de projetos globais, incluindo tecnologias da mobilidade do futuro que ainda chegarão às ruas.

Mustang teve avaliações em Tatuí (Ford / Divulgação)


A infraestrutura de ponta e o capital humano qualificado permitiram à Ford a oportunidade de negócio que levou à expansão da atuação da unidade. A atividade iniciou a prestação de serviços para outras empresas, tanto da área automotiva como de outros setores, o que diferencia o papel do Centro de Tatuí dos demais centros de testes presentes na região.

Centro tem 40 quilômetros de pistas diversas (Ford / Divulgação)


A área de desenvolvimento do produto da Ford no Brasil conta com 1.500 profissionais e tem a expectativa de gerar uma receita de R$ 500 milhões em 2022 com a exportação de serviços de engenharia para mercados globais.

"Segurança, versatilidade e confidencialidade são palavras-chaves que resumem o papel de Tatuí."

MARINNA SILVA,
Gerente do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Tatuí.

O Centro de Tatuí ocupa uma área total de 4,66 milhões de m2, dos quais 3,63 milhões de m2 são de áreas verdes preservadas, com árvores nativas e mais de 360 espécies de animais.

Os 40 quilômetros de pistas de terra e 20 quilômetros de pistas pavimentadas incluem áreas de alta e baixa velocidade e diferentes tipos de piso e traçados, como areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas com até 40º de inclinação.

Validação do Bronco para o Brasil (Ford / Divulgação)


O Centro de Tatuí realiza mais de 440 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de homologação. Desde o início das atividades, mais de 250 milhões de quilômetros já foram rodados nas suas pistas, o equivalente a mais de seis voltas ao redor da Terra.

Campo realiza mais de 400 diferentes testes ((Ford / Divulgação)


Os laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças, dinamômetro de motores, vibro acústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão são equipados para realizar mais de 400 testes, atendendo a legislações e normas nacionais e regionais.

O Centro de Tatuí conta com áreas de suporte, garagem experimental, montagem de protótipos, almoxarifado e posto de combustível. Conta também com carregadores para veículos elétricos, sendo um ultrarrápido de até 60 kW CC e 43 kW CA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário