Boletim de informações COVID-19 n° 795 Tatuí, 30 de setembro de 2022, sexta-feira, 11h00

1 PACIENTES HOSPITALIZADOS
5 INFECTADOS EM TRATAMENTO
46 DIAS SEM ÓBITOS PELA COVID-19
4 CASOS CONFIRMADOS EM 7 DIAS
0,57 MÉDIA MÓVEL DE CASOS POR DIA

Fonte: Prefeitura de Tatuí

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Balangandança Cia. apresenta ‘Brincos & Folias’ no Conservatório de Tatuí no próximo domingo

O espetáculo é diversão garantida para crianças e adultos, dia 25, às 16h, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita

Foto: Divulgação / Conservatório de Tatuí


21/09/2022 | O Conservatório de Tatuí traz para a Capital da Música o espetáculo infantil “Brincos & Folias” da Balangandança Cia. O grupo apresenta-se no próximo domingo, dia 25, às 16h, no Teatro Procópio Ferreira, e convida o público mirim a entrar na dança, fazendo do corpo brinquedo e da brincadeira dança A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h ou duas horas antes do espetáculo.

“Brincos & Folias” tem como tema jogos e brincadeiras realizados espontaneamente (não dirigidos) por crianças em diferentes locais da cidade de São Paulo. O espetáculo é resultante de uma pesquisa mais profunda realizada em 1997 que compreendeu pesquisa bibliográfica e de campo, realizada em parques, praças e pátios de escolas da cidade de São Paulo.

Neste trabalho, a Balangandança Cia. investiga a transformação de brincadeiras em dança e vice-versa, e ressalta a importância do movimento, da brincadeira e do “compartilhar” movimentos, espaços e invenções com o outro.

O espetáculo tem como fio condutor a situação de um grupo de crianças que tem que inventar o que fazer quando a televisão que estavam assistindo explode e, a partir daí, desenvolvem-se cenas tendo como tema jogos e brincadeiras, que enfatizam os relacionamentos referentes a eles: competição, cooperação, diferenciação de papéis, etc.

Enquanto brincadeiras e jogos estão presentes - pega-pega, bola, bolha de sabão, carrinho, amarelinha e outras -- a palavra é utilizada como recurso, sempre aliada ao gesto/movimento, priorizando a linguagem corporal.

Enfocando o uso do espaço, dinâmicas de movimento, ações, composição e improvisação, “Brincos & Folias” é um verdadeiro convite ao lúdico. Ao mesmo tempo, um convite à dança, incluindo a participação com os bailarinos, pois a plateia pode ser chamada a participar do espetáculo.

“Brincos & Folias” estreou em Kuópio, Finlândia na 7th daCi International/1997, participou do Fórum “New Trends in Dance Teaching” enquanto espetáculo e comunicação formal da pesquisa, realizado pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal em 1998 e integrou a programação de variados Festivais/Mostras de Dança fora do estado de São Paulo como por exemplo: FESTGO, Goiás /2000 e Festival Internacional de Nova Dança, Brasília/ 2004 e 2005. De lá para cá, tem circulado pelos mais renomados palcos do país.

Balangandança Cia.

A Balangandança Cia. brinca e pesquisa para criar seus trabalhos há 25 anos. Para o grupo, a brincadeira vira dança e vice-versa. Corpo é brinquedo e brinquedo é inventado também. A Cia. mistura os ingredientes que constituem a dança da Balangandança Cia. com estudos em desenvolvimento motor e cognitivo, educação, arte contemporânea e estética. Áreas do saber que fundamentam as práticas da Cia., que dança e pensa o que faz. A companhia, que já foi duas vezes premiada pela Associação Paulista dos críticos de Arte (APCA), é reconhecida por desenvolver um trabalho sólido e pioneiro no Brasil, que vê e escuta a criança em seus processos e na comunicação com o público. Assim, oferece à criança - de todas as idades - a possibilidade de apreciar espetáculos de dança contemporânea que estimulam movimentos e a imaginação, resgatando o lado lúdico, saudável e criativo do corpo.

SERVIÇO
Espetáculo: “Brincos & Folias” -- Balangandança Cia.
Data: 25 de setembro de 2022, domingo
Horário: 16h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário